Autor: Waddy - Data: 07/03/2017 21:48

Referência em educação: escolas municipais de Guaxupé recebem alunos da Unesp

Universitários de Marília conheceram as escolas e os métodos utilizados em sala de aula
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Referência em educação: escolas municipais de Guaxupé recebem alunos da Unesp

Nesta terça-feira, 07 de março, as escolas de educação infantil municipal e conveniadas receberam a visita de professores e alunos do curso de pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Marília, interior de São Paulo. A cidade de Guaxupé foi escolhida por ser considerada referência no trabalho com a educação infantil e modelo no desenvolvimento do PROEPRE, Programa de Educação Infantil desenvolvido pelo Laboratório de Psicologia Genética da UNICAMP, implantado na rede municipal desde 2000.

 A atividade promovida pela professora Alessandra de Morais Shimizu acontece há quatro anos. A proposta, segundo a professora universitária, é possibilitar aos acadêmicos conhecer práticas eficientes de educação infantil que promovem o desenvolvimento das crianças em todas as suas dimensões: intelectual, afetiva, social, moral e física. A visita contou com a participação de quarenta alunos dos cursos de pedagogia que se dispuseram a viajar 430 km para vivenciar a rotina de nossas escolas.

 “Este é o quarto ano seguido que trago os alunos da Unesp a Guaxupé. Apesar de ser uma viagem longa, vale muito a pena, pois eles conhecem in loco todo o trabalho desenvolvido pela equipe de Educação da Prefeitura de Guaxupé dentro e fora das salas de aula. Guaxupé é uma cidade referência por seus excelentes resultados nos índices que avaliam a qualidade de ensino e aprendizagem.

 Os universitários foram recebidos logo às 07 horas da manhã pelo prefeito Jarbinhas na Secretaria Municipal de Educação, onde também estavam toda a equipe da pasta que tem à sua frente a professora Sandra Costa, secretária de educação.

 “Fiz questão de vir dar as boas-vindas a esta turma de alunos. Apresentar nossa cidade e nossas escolas a eles é de grande alegria e satisfação. A Unesp é uma instituição respeitada e conceituada, formadora de excelentes profissionais. Guaxupé poder fazer parte de um dia de aprendizagem destes alunos, como modelo de ensino, é gratificante e mostra que a educação municipal está no caminho certo”, falou Jarbinhas.

 Na oportunidade, eles conheceram a estrutura física e pedagógica das pré-escolas municipais: E. M. Noêmia Costa Monteiro, E.M.E.I. Professora Thereza Buffoni e E. M. Educadora Yolanda Conti Bertoni, e das cinco creches da rede conveniada à Prefeitura: Creche Domit Cecílio, Creche Nossa Senhora Aparecida,  Creche Meimei, Creche Arco-Íris e Creche Caic.

 As equipes diretivas e professores destas unidades demonstraram grande satisfação pelo reconhecimento de seus trabalhos e atenciosamente apresentaram suas salas de aula, rotinas diárias, planejamentos pedagógicos, trabalhos dos alunos, materiais didáticos e jogos confeccionados. A alegria e a independência dos alunos na realização das atividades cotidianas despertou a atenção dos visitantes.

 Finalizando a visita, a professora Alessandra destacou que a iniciativa de colocar os alunos em contato direto com a realidade de creches e pré-escolas que respeitam o desenvolvimento integral dos alunos tem contribuído significativamente para a formação destes futuros professores. Além disso, contou que os universitários da Unesp sempre aguardam ansiosos pela visita em Guaxupé que já se tornou um “evento” do curso de pedagogia desta universidade.

 A formação continuada é a base de todo o trabalho realizado pela rede municipal e conveniada de Guaxupé. De acordo com a secretária de educação, há ainda a dedicação e compromisso de todos os profissionais para o sucesso e o bom desempenho dos alunos em sala de aula.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.