Autor: Carlos Alberto - Data: 27/07/2017 18:41

Simpósio Municipal de Educação de Guaxupé atrai centenas de professores

Evento acontece no Teatro Arlete Souza Mendes, em Guaxupé
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Foi aberto nesta manhã de quinta-feira, 27 de julho, o “Simpósio de Educação de Guaxupé”, promovido pelo poder público municipal, com o objetivo de ampliar os conhecimentos de professores, em geral. O evento, que se estenderá até amanhã, conta com o tema “A arte de conviver e aprender” e a participação de centenas de educadores. Baseado na realização de palestras, atividades culturais e integração entre os presentes, o congresso está sendo realizado no Teatro Arlete Souza Mendes.

A cerimônia de abertura, conduzida pelo comunicólogo Paulo Rogério Leite Ribeiro, destacou uma mesa diretora com o prefeito Jarbas Corrêa Filho, o vice-prefeito, Heber Hamilton Quintella, o presidente da Câmara, vereador Danilo Martins de Oliveira, a secretária de Educação, Sandra Costa, o professor mestre José Pedro Lino, da Editora Positivo e a doutoranda em Psicologia da Educação, Ana Lúcia Meneguel, da Unicamp, em Campinas (SP). Entre eles, o prefeito, a secretária e o membro da Positivo discursaram sobre suas atuações em favor da Educação. Ainda na solenidade, os artistas Mariléa Vieira Vergili e Tales Fraga Júnior fizeram dueto no palco, onde interpretaram clássicos mundiais, tendo sido amplamente aplaudidos.

Já com relação ao Simpósio, cinco atividades serão realizadas até a noite de hoje. Entre as palestras, “Resoluções de conflitos, ações imediatas e ações programadas”, com a professora doutora Vanessa Vicentin; “Professor gestor: o novo papel do profissional professor”, com o professor mestre Renato Casagrande; “Neurociências e inclusão escolar: um universo de possibilidades”, com a especialista Lílian da Fonseca dos Santos; “A infância não é virtual”, com a doutoranda da Unicamp, professora mestra Ana Lúcia Meneguel; e a peça teatral “Tudo sobre ela”, do Projeto SARX. Para amanhã, Ana Lúcia volta a falar com o grande público, em sua palestra “A arte de conviver: as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. “Hoje, às 19h, falaremos que a infância não é virtual, onde falarei de minha pesquisa e por que cheguei a esta conclusão. Esperamos todos vocês”, convidou a professora Ana Lúcia, com quem o JOGO SÉRIO falou ainda de manhã.

Ainda com relação à abertura, autoridades e educadores comentaram a importância do Simpósio: “A Educação transforma a sociedade. Então, um evento desta magnitude, num município onde a Educação é referência pela qualidade do ensino, dos professores e da estrutura, fortalece ainda mais a Educação local e contribui com a região”, comentou o presidente da Câmara, Danilo. Também da área de Educação, o vereador Francis Osmar da Silva ressaltou: “São trocas de informações e experiências, por meio dos grandes palestrantes. Depois, nossos professores farão a transmissão dos conhecimentos aos alunos, que são os grandes beneficiados. Então, parabenizo a Prefeitura e sua Secretaria de Educação por promover um evento de tamanha importância à população”, reconheceu ele, que tem formação acadêmica em Educação Física e especializa-se, atualmente, em Gestão Pública.

Evidentemente feliz com a cerimônia de abertura bem sucedida, a secretária de Educação comentou: “O Simpósio foi preparado com muito carinho, com temas importantes para a comunidade escolar. Serão dois dias muito proveitosos e um grande momento de reflexão para nós. Quando investimos na formação do professor, melhores aulas e trabalho são desenvolvidos em sala de aula”, disse ela. “Desde o início, quando pensávamos em ser prefeito, nossa meta era ter carinho especial com a Educação, pois um povo bem educado é um povo feliz. E, graças a Deus, transformamos nossa Educação numa das melhores de Minas Gerais, tendo chegado inclusive em segundo lugar, no Estado”, complementou dr. Heber, responsável por iniciar a série de simpósios da Educação, com o SIMEG, ainda na década de 90.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.