Autor: Carlos Alberto - Data: 17/08/2017 16:45

Guaxupé sedia plenária regional do Parlamento Jovem

Evento, ocorrido nesta quarta, na Câmara, atraiu um expressivo número de jovens, os quais debateram temas pertinentes e votaram as questões
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Autoridades e estudantes de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas e Monte Santo de Minas participaram, nesta tarde de quarta-feira, 16 de agosto, de uma plenária regional do Parlamento Jovem. A atividade, que aconteceu no Legislativo guaxupeano, teve como objetivo debater propostas dentro do tema “Educação política dentro das escolas”. Num dia muito proveitoso, jovens participantes comprovaram a importância da formação consciente e ética de cidadãos.

 A assembleia foi aberta pelo presidente da Câmara de Guaxupé, vereador Danilo Martins de Oliveira, o qual dividiu mesa diretora com políticos em nível regional. Defensor da Escola do Legislativo, que foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o apoio da PUC/MG, Danilo externou: “A gente vê a juventude engajada na política e interessada em aprender o funcionamento do Legislativo e participar ativamente da vida política é uma satisfação muito grande”, disse ele.

 Já com relação ao evento, que integrou a etapa regional do Pólo Sul de Minas II, foram discutidos (desde o período matutino) vários subtemas dentro do assunto principal, dos quais os alunos manifestaram-se, tendo cada qual exposto seus pontos de vista e opinado por meio do voto. Entre os estudantes, durante a plenária, a seriedade e o engajamento foram espontâneos: “Acredito que o Parlamento Jovem influencia muito na formação do adolescente, que descobre como funciona a política, as opiniões de todos e, quando tem-se uma base fixa para aprender sobre isto, torna-se uma pessoa melhor como cidadão e também politicamente falando”, manifestou-se Gabriele Souza, do Colégio Dom Inácio de Guaxupé.

 Entre os políticos atuais, que exercem a vereança e são, consequentemente, o espelho para os jovens, o apoio ao Parlamento parece ser total: “A importância do projeto é muito grande, pois visa trazer o jovem para a política. E este ano, o tema, ‘Educação política nas escolas’, possibilita um amplo trabalho, com diversas escolas, para levar o jovem à discussão. Esta parceria com Guaxupé e Paraíso, engrandece muito para que este intercâmbio gere conhecimento entre as cidades”, disse O vereador Lucas Carvalho de Arruda, de Poços de Caldas, levou dezenas de jovens ao evento. “Os jovens vão tendo conhecimento da política, fazendo parte de lideranças, dentro de suas comunidades e, desde cedo, aprender a se formar com dignidade. Só tenho elogios ao pessoal da Câmara de Guaxupé, que não mede esforços para o sucesso deste projeto”, comentou o parlamentar municipal Francis Osmar da Silva.

 Defensor nato da Escola do Legislativo, o presidente Danilo precisou esforçar-se para não perder o projeto, haja vista que seu antecessor, Durvalino Gôngora de Jesus (Nico), retirou do Orçamento boa parte dos recursos destinados ao Parlamento Jovem. Danilo, porém, providenciou remanejamentos, tendo o programa sido mantido: “Na verdade, conseguimos remanejamentos no Orçamento para custear este projeto, pois ao meu ver, é algo que tem relevância, em nível estadual e eu, como presidente e conhecedor do projeto, não podia deixá-lo morrer. Por isto, fizemos ajustes para que ele pudesse seguir em frente”, complementou o presidente Danilo.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.