Autor: Carlos Alberto - Data: 29/11/2017 22:14

"1º Encontro Pedagógico sobre Materiais 1Estruturados de Guaxupé" destaca que todas as crianças são capazes de aprender

Evento, realizado no Auditório Elias José, no Unifeg, ganhou a adesão de autoridades gerais, educadores, mães de autistas, profissionais da saúde e apoiadores de grande influência
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

Foi realizado, com sucesso, neste sábado, 25 de novembro, o “1º Encontro Pedagógico sobre Materiais Estruturados em Guaxupé”. Organizado por mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista e de educadores, o evento contou com a participação da professora Cláudia Coelho de Moraes, renomada nacionalmente devido às realizações bem sucedidas no âmbito do Transtorno do Espectro Autista- TEA.

 O encontro, que aconteceu no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, foi aberto com solenidade no Auditório Elias José, onde compuseram a Mesa Diretora o reitor das escolas da FUNDEG, professor doutor Reginaldo Arthus, o prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), o presidente da Unimed Guaxupé, dr. Paulo de Tarso, o dirigente da Câmara Municipal, Danilo Martins de Oliveira, a secretária de Educação da Prefeitura, Sandra Costa, a palestrante Cláudia, e a professora Elaine Moreira, representante da comissão organizadora do evento.

O encontro pedagógico contou com  a presença de educadores de escolas públicas e particulares, funcionários do Núcleo de Promoção à Saúde (da Unimed), especialistas em diferentes áreas da saúde, pais de crianças com autismo e representantes de empresas parceiras. Durante o momento cívico, os componentes da Mesa discursaram sobre a importância do evento, enfatizando a necessidade de repensar a educação considerando o contexto atual da sociedade brasileira. Dr. Paulo de Tarso, presidente da Unimed, uma das empresas patrocinadoras do encontro, destacou que: “A Unimed Guaxupé sente-se honrada em apoiar uma causa tão nobre, que será de uma utilidade notória no cotidiano das escolas”.

Encerrando a abertura oficial do evento, Elaine Moreira ressaltou: “Estarmos neste encontro pedagógico, representa um grande passo para o repensar da inclusão, considerando as especificidades do processo de aprendizagem das crianças com TEA. Para fazê-lo não há receitas prontas, mas há caminhos, que, para serem trilhados dependem de amor e conhecimento.  O amor que nos fortalece e nos motiva e o conhecimento que nos embasa nas estratégias de desenvolvimento de nossas crianças”.

Após a solenidade cívica, a professora Cláudia Moraes ministrou a palestra “Recursos Pedagógicos Para Otimizar a Aprendizagem de Pessoas com TEA”, apresentando possibilidades do Método TEACCH, destacando a utilização dos materiais estruturados. A educadora elogiou o comprometimento e a estrutura do curso, inclusive pela preocupação em oferecer os materiais necessários à construção dos jogos estruturados, fornecidos pelas instituições parceiras: “Esta, sem dúvida, é uma das poucas vezes que vejo uma turma tão engajada, com material de ótima qualidade e tudo feito com delicadeza e amor”, ressaltou ela.

No período da tarde, cerca de trinta e cinco educadoras participaram de atividades práticas, novamente sob a instrução da professora Cláudia. Na ocasião, foram orientadas sobre a criação, montagem e utilização de materiais estruturados.  O encontro, que envolveu mais de 150 participantes,  colaborou para reflexão de que todas as crianças  são capazes de aprender, que é necessário respeitar suas individualidades, cabendo  às pessoas envolvidas, buscarem novas maneiras de ensinar.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.