Autor: Carlos Alberto - Data: 27/02/2018 08:31

Ex-ministro do STF preside aula magna no curso de Direito do Unifeg

Dr. Eros Grau foi prestigiado por autoridades, educadores, especialistas e um expressivo número de estudantes
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Ex-ministro do STF preside aula magna no curso de Direito do Unifeg

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, dr. Eros Roberto Grau, ministrou a palestra “Justiça ou Direito – Lex ou Jus”, nesta noite de sexta-feira, 23 de fevereiro, no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé. Aos 77 anos, o renomado jurista externou seu ponto de vista a respeito do tema proposto, tendo ele sido ouvido por centenas de estudantes, professores e profissionais do Direito.

Eros Grau foi recebido na Capela São José, onde ocupou mesa diretora junto ao juiz de Direito, dr. Milton Biagioni Furquim, além do promotor de Justiça, dr. Cláudio Luiz Gonçalves Marins, a coordenadora do Direito/Unifeg, professora dra. Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas, o presidente da 57ª Subseção da OAB, dr. Marco Antônio Alves, o assessor jurídico da Câmara Municipal de Guaxupé, dr. Newton Mesquita Filho, o secretário da FUNDEG, advogado e vereador em Guaxupé, dr. João Fernando de Souza, e o defensor público, dr. Felippe Moreira Fávilla.

Após os atos cívicos, os presentes concentraram-se nas explanações de dr. Eros, o qual falou por cerca de uma hora sobre a diferença entre justiça e lei. Extremamente conhecedor das normatizações, o palestrante enfatizou: “O juiz de Direito, que lamentavelmente é sempre responsabilizado pelas decisões, é um mero interpretador da lei, mas não pode promover a justiça, pois esta, somente o próprio Deus”, destacou o magistrado de nível nacional. A todo momento muito bem humorado, Grau manteve-se em pé durante a aula magna, tendo utilizado exemplos distintos, sempre de forma grandiosa e com franqueza.

 

AUTORIDADES E COMUNIDADE ACADÊMICA COMENTAM...

Entre os espectadores, a aula especial superou as expectativas: Tales Franco, do 9º período, comentou: “Foi uma honra estar ao lado de uma personalidade cuja história está em minha monografia, relativa ao Habeas Corpus 84078”, disse o aluno, que é policial militar em Guaxupé. “Eu, que já me preparo para o exame da OAB, neste semestre, fiquei feliz por acompanhar a visão filosófica do ministro, sobre o Direito e a interpretação da norma é, de fato, uma oportunidade única”, continuou o colega dele, universitário Pedro Rezende de Magalhães. “Esta iniciativa do Unifeg só merece elogios, pois nunca, em nossa cidade, tivemos a presença de ministros. E a escola promoveu, recentemente, a palestra da ministra Eliana Calmon e, agora, o ministro do STF, dr. Eros”, continuou o presidente da OAB de Guaxupé, dr. Marco Alves. “Iniciativas como esta devem continuar, com outras figuras não só da área do Direito, mas de qualquer outra. Mas, sobretudo, isto vem a enriquecer os conhecimentos dos alunos e os nosso também”, disse dr. Milton Furquim. Para o parlamentar e representante da Fundação, a oportunidade foi indescritível. Ex-aluno do curso de Direito do Unifeg, João Fernando comentou: “A simplicidade do palestrante me cativou, bem como seus ensinamentos. Ou seja: é a educação com alta qualidade. Parabenizo a coordenadora do curso, dra. Ana Cristina, e ao professor Donizetti Delorenzo, pela condução dos trabalhos nesta inesquecível palestra”, ressaltou João. “Agradecemos ao nosso ilustre palestrante, que tanto enriqueceu nossa noite, os estudos e a vida acadêmica do Unifeg com sua presença. Obrigado ao meu colega, professor Donizetti Delorenzo, toda a equipe de docentes e principalmente à presença maciça de nossos queridos alunos. À direção, minha homenagem hoje e sempre por acreditar em nosso trabalho”, concluiu a professora Ana Cristina, que é muito respeitada pela força bem sucedida com que conduz o Direito/Unifeg.

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.