Autor: Carlos Alberto - Data: 04/04/2018 17:37

Dr. Arthus palestra sobre o sucesso do compliance implantado nas escolas da FUNDEG

O reitor Reginaldo Arthus (d), durante seu pronunciamento, na Mesa Diretora da Câmara; ao lado dele, o promotor Thales, também convidado para palestrar, e o dirigente da Câmara, vereador Danilo
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Dr. Arthus palestra sobre o sucesso do compliance implantado nas escolas da FUNDEG

O reitor do Unifeg e do Colégio Dom Inácio, professor doutor Reginaldo Arthus, encerrou o “1º Seminário de Capacitação da Câmara Municipal de Guaxupé”, realizado no início desta semana, com organização da Escola do Legislativo e o objetivo de aprimorar os conhecimentos de servidores públicos e parlamentares municipais. Admirado por conta do dinamismo e a vasta experiência na Educação, o palestrante discorreu sobre o sistema de compliance, recentemente aderido pela Fundação Educacional Guaxupé, com vistas à prática de políticas internacionais de transparência, ética e controle geral sobre todas as ações da entidade. Escolhido para dirigir as escolas da Fundação Educacional Guaxupé num período de fragilidade e risco de declínio, dr. Arthus dividiu com o Ministério Público o desafio de implementar as regras de condutas que têm auxiliado significativamente na reestruturação da instituição.

Reginaldo Arthus, que sucedeu o promotor de Justiça, dr. Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira, nos pólos de palestras do Seminário, defendeu a todo momento a implantação do compliance nas organizações. Para ele, trata-se de um formato revolucionário, com normas eficazes que promovem o funcionamento adequado e evita boa parte de problemas jurídicos: “Fomos desafiados pelo Ministério Público, a Fundação, juntamente com a comunidade interna e a reitoria, a estabelecermos um programa de modernização de governança, que protegesse de forma contundente todos os desafios que a Fundação pudesse produzir nas suas formas de operação. Temos atividades de filantropia, captação de alunos, parcerias e contratos, aspectos tributários e outros. O compliance significa uma conduta ética inovadora, de modo que é um renascer, uma redescoberta vivida pelo mundo inteiro”, explicou dr. Arthus.

À frente do Unifeg e Dom Inácio desde maio de 2014, Reginaldo Arthus enfatizou que a sociedade, como um todo, precisa despertar para propostas que vão ao encontro de consequências acertadas: “Políticas de transparência têm sido para nós, da Fundação, uma experiência muito produtiva. É uma instituição com cinquenta e três anos e todos achavam que conheciam e tinham profundo domínio sobre todos os processos da Fundação Educacional Guaxupé. E, estamos descobrindo, por meio de técnicas e metodologias de gestão científica e de projetos, que conhecemos muito pouco. E que isto é uma oportunidade de redescobrir e fazer com que esta Fundação seja cada vez mais protegida. Em todo lugar onde se decide, há um risco sempre grande de acertos e erros. As políticas de compliance procuram, juntando todas as pessoas, implementar uma metodologia onde estes riscos se tornam absolutamente mínimos. A primeira coisa que a gente aprende quando vai fazer compliance é que com ele não há mais denúncia, pois todos estão envolvidos e engajados, com uma medida protetiva da instituição. O grande desafio é treinar e capacitar as pessoas para que suas condutas sejam cada vez mais firmes e responsáveis para com aquele espaço educacional”, destacou o reitor.

Sobre o evento promovido pela Escola do Legislativo, dr. Arthus elogiou a iniciativa da Câmara: “Eu gostei muito! É uma Câmara que está dando resposta sobre sua grandeza. Ela é feita principalmente pela presença dos edis, mas o objeto dela deve ser a cidade; são condutas éticas, políticas e disputas pelo bem da cidade. A oportunidade de termos aqui esta Escola do Legislativo, com um seminário integrando, jovens que poderão ser futuros governantes, servidores públicos estatutários. Esta iniciativa da presidência é digna de louvor e, acima de tudo, de estímulo. Estou muito feliz por estar com pessoas tão importantes, como o dr. Thales e, enfim, espero que este momento se repita, pois Educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”, finalizou o reitor Arthus.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.