Autor: Carlos Alberto - Data: 18/04/2018 09:29

Unifeg viabiliza workshop sobre "mindfulness", técnica de meditação cada dia mais utilizada no combate ao estresse

Marcelo Borges conduziu as atividades de forma dinâmica, teórico-prática e com vasto conhecimento a respeito do método de atenção plena e consciente
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Unifeg viabiliza workshop sobre

A direção do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, em parceria com a coordenação do curso de Ciências Contábeis, promoveu o workshop “Estude Consciente: mindfulness para qualidade de vida e redução de estresse no ambiente universitário”, com o professor Marcelo Borges de Oliveira, especialista na ciência da “Atenção Plena e Mente Presente”. Muito bem sucedida, a aula especial contou com a participação expressiva de estudantes, docentes e gestores daquela instituição. Cada vez mais utilizado em diferentes situações e ambientes, o referido método vai ao encontro da qualidade de vida e o combate ao estresse, entre outros benefícios.

O workshop aconteceu no último dia 18, no Auditório Elias José, que fica na sede do Unifeg. Dinâmico e visivelmente conhecedor do tema proposto, Marcelo Borges transmitiu aos presentes os fundamentos do mindfulness, exemplificou as técnicas por meio de exercícios práticos, feitos com o público, e proporcionou progressos imediatos via experimentações, promovidas no ambiente de sua palestra: “Não se consegue entender o mindfulness sem experimentá-lo. É como na musculação, onde somente se obtém resultados após uma prática constante. Essa meditação seria, talvez, um reencontro com nós mesmos, com qualidade! Assim, conquistamos os benefícios, como, por exemplo, a tomada consciente de decisões difíceis na vida”, argumentou Marcelo.

Numa aula muito autêntica, com atividades teóricas e práticas, o instrutor utilizou, a todo momento, bases do programa internacional “Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR), da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, criado pelo pesquisador Jon Kabat-zinn, além do Programa de Liderança e Inteligência Emocional, desenvolvido e testado na empresa Google, na Califórnia, em 2007. Para a professora Luciana Gonçalves Clemente, da Ciências Contábeis do Unifeg, responsável por viabilizar a atividade, os ensinamentos foram mais do que pertinentes: “Foi um evento bem dinâmico, o qual todos os alunos puderam não só aprender, mas também vivenciar algumas práticas, pelo fato de mostrar e trazer ferramentas para que os estudantes aprendessem a desenvolver o estado de maior presença no dia-a-dia, nos estudos, ao se relacionar, no diálogo e nas atividades cotidianas”, comentou a educadora, que trabalhou em parceria com o colega, professor José Amélio Miranda.

 

Do instrutor

Marcelo Borges de Oliveira é instrutor de Mindfulness formado no Mente Aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (UNIFESP); mestrando na área de gestão de inovação e sustentabilidade, desenvolvendo projeto de Mindfulness com os estudantes universitários, e membro cofundador do grupo de pesquisa “Gestão pelo Diálogo, Mindfulness e Senso de Propósito”, da FEARP/USP; tem formação no Programa de Líderes Facilitadores – Germinar, Art of Hosting, Comunicação não-violenta (CNV) com Sven Fröhlich Archangelo, e em formação pelo Programa Ulab da Teoria U do MIT; é cofundador do Instituto Terroá, do Recanto Bossa Nova e um dos idealizadores do Viva-se, projeto que oferece cursos, retiros e vivências com as práticas de Mindfulness para escolas, empresas e público em geral.

 

Da aula especial

O workshop “Estude Consciente: mindfulness para qualidade de vida e redução de estresse no ambiente universitário” foi realizado simultaneamente à aula inaugural do curso de Ciências Contábeis do Unifeg. Para tanto, o pró-reitor acadêmico da instituição, Antônio Carlos Pereira (Tataio), ocupou mesa diretora, ao lado de educadores e convidados, quando reafirmou seu compromisso de assistência à comunidade acadêmica: “Não fazemos outra coisa, se não atuar em favor de nossos universitários e a instituição, como um todo. Por isto, estejam todos certos de que nossos projetos e iniciativas sempre irão ao encontro do progresso, do desenvolvimento sócio-científico e da pessoa, como um todo”, disse Tataio. Com meio século de existência, a FUNDEG atua com excelência dentro de sua atividade principal, que é transmitir educação de qualidade, desde o Ensino Infantil, por meio do Colégio Dom Inácio, as graduações, via Unifeg e o cursos de pós-graduação, especialização, extensões, projetos científicos e o envolvimento pleno com a sociedade. Acesse www.unifeg.edu.br para conhecer melhor as escolas da Fundação Educacional Guaxupé.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.