Autor: Carlos Alberto - Data: 07/06/2018 11:27

Lançamento de três livros em Guaranésia

Os autores João Pedro, Tato e Vivaldo do Amaral
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Lançamento de três livros em Guaranésia

Parte da história e herança cultural de Guaranésia e região ganhou registro em três livros lançados em 30 de maio, no Centro Cultural Professora Fernandina Tavares Paes. É a primeira publicação de quatro autores guaranesianos, que vão participar da 25ª Bienal Internacional de São Paulo, em agosto e na 5ª. Flig, Feira do Livro de Guaxupé, em outubro. O ex-piloto de avião, Gilberto Ribeiro Alves, Tato, reuniu poesia e três textos teatrais no livro “Um Pedaço de Minas que fala Uai”. Entre os destaques está a peça “A Reforma”, escrita em 1960 e recentemente encenada em Guaranésia e no Memorial da América Latina, em São Paulo. Um dos poemas publicados, “Minas Uai”, foi musicado e interpretado na noite de lançamento por Valquíria Segretti, com acompanhamento musical de Guilherme Ribeiro e (o vereador) Felipe Laudade. 
Vivaldo do Amaral descreve a terra natal em “Poemas que Contam e Encantam”. Dois poemas do livro ganharam voz no dia 30.  Uma performance apresentou trecho do romance de ficção Lúcidos, dos autores de João Pedro e Roselane Almeida. A presidente da Academia Guaranesiana Infanto Juventil de Letras, Walessa Rodrigues, falou sobre o jovem autor João Pedro. Estas três publicações tiveram o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio de um projeto literário apresentado pela Associação Art´Vida e Cultura da Capoeira. Uma das atrações da noite foi a apresentação de capoeiristas da cidade.
Solenidade e prosas

A conselheira estadual de política cultural de Minas Gerais, a guaranesiana Cacilda Ribeiro, foi uma das organizadoras do evento e do cerimonial. A quantidade de autoridades e convidados presentes complementou a participação de um público diversificado. A solenidade foi aberta com o Hino de Guaranésia. João Batista Miguel, secretário adjunto de Cultura de Minas Gerais, representou o Governo do Estado. O prefeito de Guaranésia, Laércio Nogueira, e o vice Diego Castro foram acompanhados por vereadores, secretários municipais e diretores de escolas na cidade. De Guaxupé, o juiz Milton Furquim. Da região, o presidente do Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas e o diretor do departamento de Cultura de Monte Santo de Minas. Antes do café com autógrafos, os autores Tato, Vivaldo e João Pedro conversaram com o público, dividindo o palco com o secretário adjunto de Cultura de Minas Gerais, a representante da Associação Cultural de Capoeira Art´Vida e a conselheira Cacilda Ribeiro. A publicação simultânea de três livros publicados resultou em muitos agradecimentos. Durante os autógrafos, café e prosa. (Texto e foto: Silvio Reis, jornalista)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.