Autor: Carlos Alberto - Data: 22/11/2018 20:16

Alunos do curso de Medicina da Unifal vão estagiar na Santa Casa de Guaxupé

O provedor da Santa Casa, dr. Roberto Vergili, e o reitor da Unifal, professor Sandro Cerveira
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Alunos do curso de Medicina da Unifal vão estagiar na Santa Casa de Guaxupé

As direções da Santa Casa de Guaxupé e da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL, com pólos em Varginha, Poços de Caldas e Alfenas – firmaram, nesta tarde de quinta-feira, 22 de novembro, um convênio de colaboração, onde a referida instituição de ensino superior enviará estagiários para atuação teórico-prática na entidade local de saúde público-privada. O acordo, que será efetivamente iniciado em fevereiro de 2019, foi oficializado em cerimônia simples, mas muito importante, ocorrida no anfiteatro do Hospital.

O contrato foi homologado em solenidade conduzida pelo assessor da diretoria da Santa Casa, Edson José Dias Leite, tendo ele anunciado uma mesa diretora com as presenças do presidente do local, médico Roberto Vergili, o reitor da UNIFAL, professor Sandro Amadeu Cerveira, a coordenadora da Faculdade Medicina da instituição de ensino superior, professora Evelise Aline Soares, além dos membros da direção e conselho da Santa Casa, drs. Edson José Dias Leite Filho e Sérgio Oliveira de Lima. Com eles, participaram da ocasião encarregados de setores do Hospital local, além de convidados, em geral.

Durante o evento, foi informado que inicialmente cerca de dez universitários serão enviados para as atividades em Guaxupé, os quais dispensarão uma atenção especial à área de urgência e emergência. “Estamos num dia histórico, pois nossa função enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade, só pode acontece após um amplo e intenso contato com a sociedade e os hospitais, que estão operando a Saúde no mundo real. O aprendizado que terão com os profissionais experientes, além do contato com as pessoas que precisam do atendimento, lhes tornarão bons médicos e pessoas humanas. Quero dizer aos jovens que a UNIFAL está aqui para vocês. Acreditem que vocês podem, esforcem-se no ENEM e terão uma formação de qualidade e contribuirão com o desenvolvimento de suas vidas, sua cidade e a região”, destacou o reitor da Federal.

Também a professora Evelise enfatizou a importância da parceria, que renderá bons frutos para as duas partes envolvidas: “É um ganho também para a população, pois sabemos do cuidado, o traquejo bem humanizado que o aluno utilizará para lidar com os pacientes. A equipe do Hospital ensinará muito aos estudantes e outro fruto muito importante são as pesquisas, pois os dados de Saúde serão trabalhos. Além disto, o internato médico é baseado praticamente em vários níveis de atenção na Saúde. A Santa Casa de Guaxupé é estratégica por ser próxima à UNIFAL, possui um leito grande e, enfim, será uma parceria muito bem sucedida”, disse a docente.

Para o provedor da Santa, dr. Roberto, a instituição entra numa nova era de prestação de serviços, com o convênio firmado: “A Santa Casa, hoje, sai de uma posição não só de oferecer assistência médica, mas inicia-se enquanto assistência de ensino. Isto é fantástico, pois a intensão não é só ensinar, mas aprender também, pois com isto todos crescem. Para a população, quero dizer diretamente que a vinda da UNIFAL vai melhorar em tudo: facilitará nossa demanda, ajudando no fluxo e as coisas evoluem e fluem bem melhor. A assistência, dentro da Santa Casa, seja no Pronto Socorro, na UTI e nas enfermarias, passa a ser melhor observada e ajuda em todos os sentidos”, finalizou o presidente do Hospital.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.