Autor: Carlos Alberto - Data: 12/02/2019 11:12

Evento marca início das obras do Campus Paraíso da UFLA

Mal efetivou uma conquista do campus, e da tribuna, Melles lançou outro grande desafio: "Esta história tem que ser continuada, a UFLA em Lavras tem curso de medicina de alto nível, quem sabe a nossa Santa Casa não trabalha numa parceria para termos um hospital escola".
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Evento marca início das obras do Campus Paraíso da UFLA

Quatro construtoras foram autorizadas hoje a dar início à construção de nove obras do Campus Paraíso da Universidade Federal de Lavras – UFLA, perfazendo um investimento de R$ 30,8 milhões em edificações, fora a área de 150 mil m² do terreno com toda a infraestrutura, avaliada em R$ 26 milhões. Os recursos do Ministério da Educação para as obras foram conseguidos pelo deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), hoje diretor administrativo e financeiro do Sebrae Nacional, num trabalho parceiro com o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, e amplo respaldo de equipes da própria universidade e da política paraisense.

“Neste ato de assinatura de contrato estamos dando a ordem de início, o prazo já começa a contar, é inicio imediato”, assegurou o reitor Scolforo, numa concorrida solenidade no Teatro Municipal, com a presença de prefeitos e vereadores de toda a região, lideranças dos setores da educação e cultura, comércio e indústria, entidades de classe, estudantes, além de uma grande comitiva formada por membros dos conselhos superiores e da equipe gestão, com a presença – além do reitor, da vice-reitora, pró-reitores e assessorias.

“Este campus é um grande feito, fruto da sinergia de equipes num trabalho incessante, aqui houve o esforço de muitos. Alguns fizeram o necessário, outros o possível, mas não há dúvida de que o deputado Melles e o reitor Scolforo fizeram o impossível”, disse o pró-reitor de graduação, professor Roney Ximenes Martins, destacando que “o sucesso do presente não nos garante o futuro, por isso a UFLA acelera rumo a educação 4.0 e com este campus em Paraíso a universidade escreve seu futuro”.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Lisandro José Monteiro, enalteceu o fato histórico com a implantação do campus. “Eu era um dos que desconfiavam, se vinha ou vinha, cheguei a falar que iria a pé a Aparecida (Santuário Nacional), e vou cumprir a promessa sim, para agradecer a Jesus, e quero parabenizar o Melles e o Scolforo”, disse.

“Hoje é um dia de alegria, um projeto que nasceu no governo da prefeita Marilda Melles, seguiu no governo Mauro Zanin, e agora está sendo realidade sempre com o trabalho fundamental do Carlos Melles. Estamos ganhando uma das melhores universidades do Brasil, a 2ª melhor de Minas, isso é conhecimento para nossos jovens, e fomento para a nossa economia”, argumentou o prefeito paraisense Walker Américo Oliveira.

O prefeito de Lavras, José Cherem, prestigiou o evento e destacou especialmente dois pontos em sua fala: a importância da UFLA para Lavras e a região, e os resultados da força política do deputado Carlos Melles para sua cidade. “Acho que falta em Paraíso uma compreensão do trabalho do Melles”.

Para o deputado Antonio Carlos Arantes “a UFLA muda a história do nosso querido Paraíso”. O parlamentar, que acaba de seu eleito 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, narrou a luta parceira em favor da implantação do campus, mas dedicou uma fala especial ao Carlos Melles: “Você transformou nossa região, mas a luta continua agora no Sebrae nacional”, disse.

Responsável por coordenar uma equipe técnica e política que somou forças pela implantação do Campus Paraíso, o ex-deputado Carlos Melles, que na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, assumiu a diretoria nacional do Sebrae, estava visivelmente emocionado em diversos momentos do evento, e centrou sua fala na preocupação de cuidar das pessoas e do futuro de todos. “É preciso conviver com as diferenças, ter o coração manso, dedicar forças para o desenvolvimento das pessoas, e o primeiro grito de liberdade é pela educação, por isso, nos últimos anos fizemos tanto pela educação na região e por isso dedicamos tanta energia em favor deste campus, que muitos não acreditavam, mas com uma equipe de gigantes sob o comando o reitor Scolforo, fomos vitoriosos, a região ganha sua maior conquista” disse Carlos Melles.

Mal efetivou uma conquista do campus, e da tribuna, Melles lançou outro grande desafio: “Esta história tem que ser continuada, a UFLA em Lavras tem curso de medicina de alto nível, quem sabe a nossa Santa Casa não trabalha numa parceria para termos um hospital escola”.

O reitor José Roberto Soares Scolforo fez uma longa apresentação, em que enfatizou a posição da UFLA como universidade modelo em gestão, cujos avanços conquistados nos últimos anos não apenas superaram as metas planejadas, como foi acompanhada de indicadores de qualidade que a fizeram figurar entre principais universidades federais. “O desafio é permanente, estamos sempre no caminho da expansão e consolidação da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, sempre nos princípios da construção coletiva, da aproximação entre ciência e inovação e da valorização dos nossos estudantes e servidores” disse.

De acordo com o reitor, além dos prédios que serão construídos, a UFLA está fazendo todo o esforço para iniciar suas atividades ainda em 2019 em Paraíso, com aulas sendo ministradas em um prédio cedido pela Prefeitura, no Parque da Lagoinha. “O ingresso para a universidade será pelo Enem/Sisu”, disse o reitor, que valorizou pessoas e instituições que contribuíram para a implantação do campus. “Agradeço a todos, mas digo para vocês, senão fosse o Carlos Melles não teríamos este campus”.

Ao final do encontro o reitor assinou os contratos com os dirigentes das empresas vencedoras das licitações. São eles: Nilsleir Neves Aguiar (Aegla Construções), Eduardo Mariano Neves (E.M. Construções), Anibal Marinzeck Borges (Scalla Construtora), Ronaldo Santos (Construtora e Incorporadora São Tomás). As empresas iniciarão sua atividade nos próximos dias, transformando a área de 150 mil m² no Jardim Mediterranneé em um grande canteiro de obras, injetando recursos de grande porte no comércio e indústria de Paraíso e região, especialmente no setor de construção civil. (Texto e fotos: Paulo H. Delfante)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.