Autor: Carlos Alberto - Data: 21/03/2019 11:40

Rede pública de ensino, em Guaxupé, recebe capacitação sobre uso das tecnologias na Educação

Evento aconteceu no Teatro Municipal, com presença expressiva de educadores; especialista, Rodrigo Ferreira ministrou palestra e conduziu atividades práticas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Rede pública de ensino, em Guaxupé, recebe capacitação sobre uso das tecnologias na Educação

A Secretaria Municipal da Educação de Guaxupé, por meio da assessoria com o Aprende Brasil, realizou uma palestra com o tema “Uso das tecnologias conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular – BNCC”. O evento ministrado pelo assessor Rodrigo Moraes Ferreira, aconteceu na noite de segunda-feira (18) no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes e contou com a presença de mais de 250 professores da rede municipal de Educação. O evento contribuiu para que os professores refletissem sobre as novas relações de aprendizagem por meio da tecnologia, conforme orienta a BNCC, documento normativo do MEC que visa nortear o ensino nas escolas do Brasil inteiro: “Este documento normativo do MEC orienta os professores a desenvolverem nos seus alunos a competência da Cultura Digital e ainda estabelece que o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz, portanto, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes”, explicou Rodrigo, consultor de Informática educativa, do Sistema de Ensino que atende o município há mais de dez anos.

Outro tema abordado foi o “Aprende Brasil ON”, que trata de um conjunto de tecnologias e recursos que permitem potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, por meio de ferramentas digitais inteligentes que estão em total sintonia com o material do Sistema Aprende Brasil de Ensino, utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano. “Vale destacar que esses alunos têm acesso a esta plataforma durante as aulas de informática e nas pesquisas, o que tem contribuído muito para o aprendizado dos conteúdos escolares e do uso adequado das tecnologias digitais. As TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) já compõem o currículo escolar desde 2013, com uma aula semanal de informática, dentro da carga horária dos alunos”, disse Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação.

Ainda durante o evento foi discutido a segurança digital. Ou seja: como utilizar tecnologias, mídias e dispositivos de comunicação modernos de maneira ética, sendo capaz de comparar comportamentos adequados e inadequados, como os professores e alunos devem e podem se relacionar com as novas tecnologias digitais (Blog, Facebook, WhatsApp). As legislações que regulamentam o uso da internet, como a Lei 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil e a Lei 13.185/15 - Antibullying, foram retomadas diante das atuais necessidades sociais.  Neste mesmo dia, as especialistas da Educação e as professoras de informática das escolas municipais receberam formação específica para melhor utilização das diversas possibilidades tecnológicas do “Aprende Brasil On”.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.