Autor: Carlos Alberto - Data: 16/05/2019 11:46
Comunidade escolar em Guaxupé protesta contra contingenciamento de verbas no Ministério da Educação





Estudantes de diferentes escolas públicas em Guaxupé protestaram, nesta quarta-feira, 15 de maio, contra o contingenciamento de recursos, feito pelo governo federal e divulgado por parte do Ministério da Educação e Cultura, em que 24% das chamadas despesas discricionárias (consideradas não obrigatórias, geralmente usadas para custeio e manutenção), estão temporariamente retidas. A manifestação, que aconteceu na área central, endossou movimentos da mesma natureza, desencadeados em todos os estados brasileiros.
Os manifestantes (alunos e professores) reuniram-se na Praça da Saudade, onde organizaram-se com cartazes, faixas e gritos de ordem. De lá, partiram em passeata pela Avenida Dona Floriana, tendo feito paradas estratégicas em semáforos, node chamavam a atenção dos transeuntes e condutores de veículos. “Estamos protestando por solidariedade a amigos, familiares e principalmente pelas pessoas que não conhecemos, mas que estão sendo seriamente afetadas por estes cortes malucos”, disse um professor, que pediu para não ser identificado.
Ainda sobre as manifestações, nesta quarta-feira cerca de duzentas cidades registraram manifestos contrários ao contingenciamento, também chamado por muitos de corte ou até boicote à Educação. O governo, por outro lado, defende a justificativa de que a receita foi aquém do esperado nos primeiros meses do ano (pelo menos 2% menor), tendo forçado os bloqueios. Contudo, estudantes, professores e dirigentes de universidades mantêm firmes os protestos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas

-
Ocasião marcou mais um capítulo de sucesso na tra...
-
vento promovido pela ACIG e SEBRAE reuniu empresá...
-
São 456 cursos superiores de bacharelado, licenci...
-
Dr. Fernando Jorge falou para uma maioria de inte...
-
Alta procura motiva criação de nova turma no perí...