Autor: Carlos Alberto - Data: 12/06/2019 16:53

Professor do Unifeg ministra palestra em escola de São Pedro sobre a "Resiliência"

O educador Emerson Ricciardi conversou com alunos do Ensino Médio por cerca de uma hora e meia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

O professor Emerson Ricciardi, do corpo docente do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, ministrou a palestra “Resiliência” a alunos do ensino médio, período noturno, da Escola Estadual Coronel João Ferreira Barbosa, em São Pedro da União. A atividade especial, ocorrida nesta segunda-feira, 10 de junho, fez parte do projeto “Diversidade e Inclusão ao Mercado de Trabalho”, em pleno desenvolvimento naquela escola sampetrense, por indicação do governo de Minas Gerais.

Emerson falou para um público seleto, de alunos entre os 1º e 3º anos do Ensino Médio, aos quais o educador transmitiu mensagens de entusiasmo. “Não importa a condição intelectual que possuímos agora, pois todos nós mudamos a cada acontecimento. Por isto, é fundamental se atentar às oportunidades da vida, como, por exemplo, este estudo noturno, que vocês cumprem com tanto esforço, haja vista que a maioria passa o dia na lavoura, mas à noite vem em busca de conhecimento. É preciso estimular nosso saber, se encontrar para alcançarmos sucesso não só no setor profissional, mas principalmente no pessoal. Mas, para isto, é necessário disciplina e estudo, pois se desistirmos quando as coisas ficarem difíceis, não haverá resiliência e, sem ela, sem conquista”, aprofundou-se o palestrante.

Entre os alunos, a aula especial ministrada pelo representante do Unifeg foi muito bem recebida. Kaliny Isabeli Peixoto, que assim como os colegas sonha em se qualificar profissionalmente, aprova o desenvolvimento do DIMt: “O conhecimento extra, trazido hoje por ele, fortalece muito o nosso dia-a-dia. O DIMt é um projeto que nos mostra o campo do trabalho, sendo que aí expande nossos horizontes e a gente vê além do que estamos vendo no cotidiano”, disse a estudante. “Todas as palestras e rodas de conversas são importantes. Hoje, por exemplo, o Emerson falou muito sobre exercitar o cérebro e, confesso que não havia visto isto nem pela internet. Então, qualquer conhecimento trazido de fora é um grande estímulo par nós”, completou o também aluno, Taieby de Paula Ortiz.

Para o professor José Augusto, a participação de profissionais de fora, que são levados para dentro dos programas desenvolvidos pela escola, enriquecem bastante o nível do conhecimento distribuído entre os alunos: “O projeto consiste na preparação dos alunos de Ensino Médio, do período noturno, para a inclusão no mercado de trabalho. Trabalhamos temas transversais que preparam nosso público quanto ao comportamento numa empresa, entre outros temas que lhes ajudarão muito. Agradeço à participação e nosso amigo Emerson, pois, de fato, ajudou-nos demais”, reconheceu o docente.

Após a palestra, Emerson Ricciardi destacou a importância do projeto extracurricular que é desenvolvido com qualidade por parte da Escola Cel. João Ferreira Barbosa: “É uma junção entre a parte acadêmica com a profissional. A teoria é fundamental, mas quando você vai para a prática, precisa de adaptações e, sendo assim, este projeto ajuda muito aos alunos do Ensino Médio, os quais já serão inseridos ao mercado bem melhores. O mundo sempre evoluiu, mas nos últimos tempos isto está acontecendo com mais rapidez. E, por conta disto, é preciso se adaptar e não ‘correr atrás’, mas sim ‘correr pelo menos ao lado’. E isto é conquistado com cursos, capacitações e muito estudo, com ética, seus méritos”, finalizou o palestrante.  

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.