Autor: Carlos Alberto - Data: 03/09/2019 07:21
Educadores da rede municipal participam de mais uma formação continuada
Educadores da rede municipal de ensino público tiveram mais um dia de formação continuada no último dia 30 de agosto. Na Escola Municipal “Elias José” – CIEG, mais de trezentos professores e auxiliares de professores participaram de Cursos Metodológicos oferecidos pelos assessores de área do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, por coordenadores das creches e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação.
O Município adota o material didático do Aprende Brasil no qual todos os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental I recebem quatro livros didáticos integrados ao ano, além do material de artes, inglês, educação física e história/geografia regional. A assessoria pedagógica e o Portal Aprende Brasil (www.portalaprendebrasil.com.br) fazem parte deste convênio que tanto tem contribuído da qualidade da educação municipal.
Os temas destas formações foram suporte em Língua Portuguesa, Psicomotricidade, Alinhamento do Currículo à BNCC e Princípios norteadores da prática pedagógica proepreana. Os objetivos previstos para o ensino fundamental foram alcançados: detalhar as orientações metodológicas de língua portuguesa de acordo com cada série/ano, proporcionar trocas de ideias, apresentação de sugestões e esclarecimento de dúvidas com relação ao material utilizado em sala de aula.
“Na educação infantil – pré-escola foi possível ampliar as orientações quanto ao trabalho com a psicomotricidade. As professoras de creche puderam adequar o currículo da rede aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC. Os auxiliares de professores tiveram a oportunidade de refletir sobre as necessidades das crianças pequenas”, explicou Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação.
Houve também uma formação para os estagiários que apoiam o processo de inclusão nas escolas municipais. Foram apresentados diversos relatos de experiências exitosos no trabalho com a educação inclusiva que envolveram o acolhimento, a socialização e desenvolvimento dos alunos com deficiências.
“Todas as formações foram muito bem avaliadas. Os professores participaram ativamente demonstrando envolvimento e interesse pelas orientações recebidas”, falou Sandra.
A equipe técnica da Secretaria de Educação realizou também neste dia, uma reunião com todos os diretores e vice-diretores sobre o tema “Segurança Alimentar Nutricional” para retomar as metas deste trabalho e refletir sobre o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
A formação continuada é um dos pilares do sucesso da educação municipal, por isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação não mede esforços para realizar essas ações pedagógicas que priorizam a qualidade do ensino, por meio de uma aprendizagem significativa para os alunos, como indica todas as diretrizes nacionais para a educação.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Relacionadas
-
Relíquia de Dom Inácio ficará sob os cuidados das escolas da FUNDEG
Devotos observam, emocionados, os óculos usados p...
-
Reitora discursa emocionada sobre as assistências de Jesus, Dom Ináci...
A reitora Luciana Gonçalves foi às lágrimas ao re...
-
Missa em ação de graças abre as celebrações pelos 60 anos da Fundação...
Celebração foi cercada de emoção e devotamento a ...
-
Membros da AADG e equipe do PSF Aviação levam, às escolas de Guaxupé,...
De acordo com o apurado, os membros da AADG visit...
-
Sucesso absoluto a FICE 2025 do Colégio Dom Inácio de Guaxupé
Evento foi composto por muita ciência, sustentabi...

Download Firefox
Download Chrome 

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.



