Autor: Carlos Alberto - Data: 18/09/2019 11:24

Bombeiros de Guaxupé participam de campanha de prevenção ao suicídio

sargento D"Ávila ministra palestra em escola local
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Bombeiros de Guaxupé participam de campanha de prevenção ao suicídio

Em uma atividade conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaxupé, bombeiros do 4º Pelotão iniciaram a semana com palestras preventivas ao suicídio e depressão para alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Dona Queridinha. “Apesar de ser o dia 10 de setembro o dia escolhido para ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, precisamos estar atentos o tempo todo aos sinais de angústia, medo, isolamento, desânimo, tristeza, abatimento, dentre outros, que se manisfestam em nós e nas pessoas que estão à nossa volta”, explicou o Sargento André D’Ávila.

Ainda segundo os bombeiros uma importante linha de apoio à essa questão é o C.V.V (Centro de Valorização à Vida): “ Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para o telefone 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita e será atendido por um voluntário, com respeito, anonimato e que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito. Os voluntários do C.V.V são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional”, informou o sargento aos alunos.

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado outras atividades em suas Unidades de Saúde, bem como no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) voltadas ao Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio. "Aqui no PSF do Carloni, na Unidade 02, sempre trabalhamos não somente a saúde curativa, mas também a preventiva. Fizemos um ofício, convidamos os bombeiros e ficamos muito felizes por eles terem nos atendido e ido dar esta importante palestra sobre suicídio e depressão na Escola Dona Queridinha", falou Thais Siqueira, enfermeira responsável pela Equipe de Saúde da Famíia da Unidade Carloni. “São ações como essa que estamos estendendo para nossas Unidades de Saúde, escolas e também no CAPS. A depressão é bastante perigosa e quando profunda, pode levar a pessoa a cometer o suicídio. Por isso conversamos, orientamos e damos todo o apoio que ela precisa para, vamos dizer, se reerguer e voltar à rotina de vida”, disse Daniela Bettelli, Secretária Municipal de Saúde.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.