Autor: Carlos Alberto - Data: 05/11/2019 10:23

"Aprendizado 4.0" foi tema da abertura do "7º Congresso Científico do Unifeg"

O professor e gestor mercadológico Yuri Trafane (ao centro, entre o público) falou sobre a importância de adaptação aos novos meios do processo de aprendizagem
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis

A direção do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé abriu, nesta noite de segunda-feira, 4 de novembro, seu "7º Congresso Científico", que este ano ocorre com o tema "Tecnologia, Ciência e Educação - abordagens transdisciplinares inovadoras". Na noite de estreia, o professor e gestor mercadológico Yuri Trafane ministrou a palestra "Aprendizado 4.0", quando atraiu público expressivo ao Complexo Poliesportivo Dr. Mário Dallora", onde aconteceu a aula especial.
A abertura do Congresso foi conduzida pelo pró-reitor acadêmico do Unifeg, professor mestre Antônio Carlo Pereira, o Tataio. Evidentemente feliz por conta da grande adesão de estudantes, o dirigente enfatizou: "É uma noite de festa para a Educação, pois há sete anos enriquecemos nossos conteúdos com eventos iguais a este. Certo de que esta palestra será um "banho de conhecimento", agradeceço desde já aos alunos, professores, o palestrante e a Deus", disse o pró-reitor, em entrevista ao JOGO SÉRIO.
Dono de vasta experiência acadêmica e no mercado de trabalho, Yuri Trafane falou por cerca de uma hora e meia para a plateia, tendo enfatizado a todo momento a importância de todos serem praticantes do chamado "desenvolvimento continuado": "O único jeito de todos nós sermos felizes é nos transformarmos em "aprendizes infinitos"! Sim, pois na Revolução Industrial houve a substituição do trabalho braçal pelas máquinas. Agora, o ponto alto da questão é a revolução intelectual", enfatizou o expositor.
Com didática e uma linguagem bastante universal, o palestrante chamou a atenção sobre as mudanças nos processos de aprendizagem. Sendo assim, destacou a importância do advento da internet: "Estamos falando de tecnologia aplicada ao conhecimento! Ler, tradicionalmente, ainda é um dos mais importantes recursos para se aprender. Porém, vídeos, cinema e até games também são fontes riquíssimas para isto, hoje em dia!", garantiu Trafane, que fez uma dinâmica por meio de plataforma digital, instantânea, com o público, que opinou sobre a maneira mais agradável para a busca do saber (e os vídeos ganharam disparadamente).
Numa noite muito bem sucedida, a abertura do 7º Congresso Científico foi comemorada por educadores e universitários: "Achei a palestra de hoje muito explicativa, nos atentando para os novos meios de obtenção de conhecimento. É isto aí! A modernidade chegou e temos de nos adaptar para melhor usufruirmos dela", reparou o aluno Wendel Pontes Dias Júnior, do 10º período do curso de Engenharia de Produção e Qualidade.
Para a noite desta terça, 5, o Congresso constará de apresentações de projetos científicos, realizados pelos universitários, com exposição de trabalhos no formato de varal e apresentações de TCCs em salas de aula. "A pesquisa científica colabora para a construção do conhecimento e a evolução do ser humano na ciência. E as descobertas são importantes não apenas para o pesquisador, mas para toda comunidade", ressaltou a professora Elaine Garcia de Oliveira, que atua na área de Publicidade e Propaganda, além de ocupar o cargo de assessora de comunicação das escolas da FUNDEG, ser jornalista e aluna especial do Programa de Mestrado em "Mídia e Tecnologia", da Unesp.

Até dia 20 de novembro
Ainda sobre as apresentações de TCCs, alunos dos cerca de vinte cursos de graduação do Unifeg realizarão suas exposições às bancas examinadoras até este dia 20 de novembro. Com sete anos de atividades, o Congresso Científico do Unifeg vai ao encontro da valorização do público-alvo.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.