Autor: Carlos Alberto - Data: 03/11/2022 22:27

Em pronunciamento, ministro Alexandre de Moraes ratifica a legitimidade das Eleições 2022

Na sessão desta quinta (3), Alexandre de Moraes elogiou a participação do eleitorado e lembrou que a democracia venceu novamente no Brasil
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Em pronunciamento, ministro Alexandre de Moraes ratifica a  legitimidade das Eleições 2022

O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento oficial nesta quinta-feira, 3 de novembro, quando ratificou a legitimidade das Eleições 2022, cujo segundo turno foi encerrado neste domingo, 30 de outubro, e deu vitória apertada ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o atual governante, Jair Messias Bolsonaro (PL). Em meio aos protestos de eleitores do presidente em final de mandato, o Ministro do TSE declarou como superada qualquer suspeita sobre os ritos eleitorais e tratou já de marcar a data da diplomação dos políticos com mandatos paraa 2023/26. Em Guaxupé, Sudoeste mineiro, manifestantes que ainda contestam os resultados das urnas começam a reunir-se em frente ao Tiro de Guerra, onde já pediram intervenção federal nesta quarta, dia 2.
“As eleições acabaram, o segundo turno acabou democraticamente no último domingo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proclamou o vencedor. O vencedor será diplomado até dia 19 de dezembro e tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia. Isso é alternância de poder. Isso é estado republicano. Não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado, com movimentos ilícitos, com movimentos antidemocráticos, com movimentos criminosos que serão combatidos e os responsáveis por esses movimentos antidemocráticos serão apurados e responsabilizados com base na lei”, discursou o minintro Alexandre, que, com essa declaração, fez um resumo do encerramento das Eleições 2022 e das próximas etapas.
Moraes enfatizou que: “a democracia venceu novamente no Brasil” e parabenizou os servidores da Justiça Eleitoral em todo o País e, principalmente, “as eleitoras e os eleitores que, em sua maioria massacrante, são democratas, acreditam na democracia, acreditam no estado de direito, compareceram, votaram em seus candidatos e aceitaram democraticamente o resultado das eleições”, ressaltou.
Totalização: Ao destacar os números do segundo turno das Eleições 2022, o maior pleito em 90 anos de existência da Justiça Eleitoral (JE), Moraes reforçou que o Tribunal concluiu a totalização de todos os votos aos 18 minutos de segunda-feira (1º), tendo sido proclamado, já às 19h58, com 98% dos votos apurados, o resultado com o vencedor matematicamente eleito. “Em 2022, novamente, a Justiça Eleitoral reafirma o que eu venho dizendo há algum tempo: somos uma das quatro maiores democracias do mundo, a única que proclama o resultado no mesmo dia. Nas eleições de 2022, três horas após o final da eleição nós já sabíamos quem será o novo presidente da República”, o que, segundo Moraes, mostra novamente a eficiência, a competência, a rapidez das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro.
Moraes citou que houve um comparecimento de 79, 41% do eleitorado (quase 125 milhões de eleitores compareceram às urnas) e o menor índice de abstenção do segundo turno em relação ao primeiro turno, pela primeira vez nas últimas cinco eleições, bem como um número mais baixo de votos brancos e nulos, demonstrando efetivamente a participação maciça do eleitorado brasileiro. “As eleitoras e os eleitores demonstraram novamente a total confiança das urnas eletrônicas comparecendo, escolhendo seus candidatos e participando da festa da democracia”, afirmou.
O presidente da Corte Eleitoral salientou e agradeceu a participação de todas as missões de observação eleitoral que participaram do pleito de 2022 e que já publicaram relatórios em que reiteram a total confiabilidade no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGOSERIO em seu whatsapp. - AJUDE O Jornal com um PIX de qualquer valor para (35) 9-8884-6778. - A QUALQUER momento, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.