992
Páginas Visualizadas Hoje

Autor: Carlos Alberto - Data: 10/07/2017 11:52

Etapa Regional do Jemg começa com a expectativa de mais de mil escolas participantes

Cinco cidades-sede recebem as disputas a partir desta segunda-feira (10/7), envolvendo cerca de 11 mil estudantes mineiros
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Etapa Regional do Jemg começa com a expectativa de mais de mil escolas participantes

A próxima semana será de muito esporte e emoção para cerca de 11 mil estudantes mineiros. De 10 a 15 de julho será realizada a etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em cinco cidades-sede: Além Paraíba, Arcos, Caratinga, Ituiutaba e Montes Claros.

De 17 a 22, Lavras também irá receber a disputa organizada pelas Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e de Educação (SEE). Estão previstas 2.207 partidas nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez entre 1.078 escolas. As cerimônias de abertura acontecem a partir da noite do dia 10 (veja mais informações abaixo).

Para o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, à medida que os Jogos avançam os competidores se envolvem mais com uma rotina própria de um atleta.

“Agora, com a chegada da Regional, os alunos buscaram estar mais preparados para a competição, intensificando os treinos, sendo mais disciplinados e preocupados com a alimentação. É uma oportunidade de estarem envolvidos com uma disputa que dá um grande suporte para outras, até a níveis internacionais, como é o caso do atleta Víttor Matheus, ouro no Mundial Escolar de Atletismo, disputado na França em junho”, destaca Gontijo.

Caratinga, no Território Vale do Aço, será a sede que mais receberá jogos e municípios nesta etapa – 499 partidas entre 92 cidades. Segundo o superintendente de Cultura e Esporte da prefeitura caratinguense, Clayton Gonçalves, receber a Regional após também sediar a Microrregional catalisa a integração da população com a prática esportiva.

“Sediar o Jemg possibilita o incentivo ao esporte dentro da cidade junto aos alunos-atletas. Muitas pessoas, até mesmo os adultos, que não conheciam determinada modalidade, a partir do momento que presencia as disputas pode criar o hábito e começar a praticá-la”, explica Gonçalves.

O superintendente ainda comenta que os hotéis de Caratinga já estão recebendo reservas e que as expectativas para a atividade turística são altas. “Esperamos um grande movimento na cidade, o comércio já aguarda os alunos. Para isso preparamos nossos espaços, reformamos o ginásio e trabalhamos todos os dias. Na nossa Regional, priorizando a integração, teremos um espaço de convivência, onde terá refeições e atividades como música todos os dias à noite”, conta.

 

‘Treinos intensos’

Cerca de mil quilômetros separam Caratinga de Ituiutaba, no Triângulo Norte, e é lá que João Pedro Lemes competirá na Regional. De Santa Vitória, na divisa com Goiás, o aluno-atleta de 16 anos teve de se preparar bem para a disputa.

“Tivemos treinos intensos, de segunda a sexta-feira, e todos tiveram que se empenhar. Já ter participado da Microrregional foi algo muito bom, deu uma oportunidade para praticar o esporte, além do incentivo para a sala de aula, já que todos precisam ser disciplinados”, relata.

Com o sonho de se tornar um jogador profissional, ele também participa de outras competições e foi, em 2017, vice-campeão do Campeonato Mineiro da modalidade na categoria cadete, em São Sebastião do Paraíso. “Comecei a jogar handebol em 2014 e esta é quarta vez que participo do Jemg. Tenho a expectativa de chegar à Regional e alcançar, pela primeira vez, a Estadual”, declara.

João Pedro estuda na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia e, além de sua equipe, a instituição estará representada no basquete masculino módulos I e II, handebol feminino II e no xadrez masculino módulo I.

Os módulos são as classificações dos times por faixas etárias dos alunos-atletas. O módulo I abrange participantes de 12 a 14 anos e o II, de 15 a 17 anos.

“Temos uma expectativa muito boa pelo treinamento forte que foi realizado. Esperamos bons resultados e conquistar a classificação para a última etapa”, declara um dos professores de Educação Física da escola, Ramon Isidoro.

O profissional vê na competição uma oportunidade que muitos alunos têm para evoluir como atletas. “Com o treinamento eles puderam melhorar muito do ponto de vista técnico. Mesmo depois do final dos Jogos, vamos mantê-los motivados a participar de outras disputas”, finaliza.

 

Definida a sede da Estadual

A cidade de Uberaba, no Triângulo Sul, será a sede da etapa Estadual do Jemg, entre 31 de julho e 5 de agosto. Já com grande tradição em receber os Jogos, os uberabenses esperam milhares de alunos-atletas não apenas para as disputas nas modalidades coletivas, mas também nas individuais e paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Estarão em caráter de demonstração flag football, parabadminton, rúgbi e skate.

A etapa Estadual classifica os mineiros para competições nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e Paralimpíadas Escolares, promovidos, respectivamente, pelos Comitês Olímpico do Brasil (COB) e Paralímpico Brasileiro (CPB).

Neste ano, o JEJ acontecerá em Curitiba, de 12 a 21 de setembro, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, e em Brasília, de 16 a 25 de novembro, para aqueles de 15 a 17 anos. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo, de 20 a 25 de novembro.

 

Jemg

O Jemg, o maior e mais importante programa esportivo-educacional do estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830, ou 97% dos municípios mineiros.

 

Cerimônias de abertura das Regionais:

 

Além Paraíba

Data: 11/7, às 19h30.         

Local: Parque de Exposições.

Endereço: Rua Doutor Dauro Schettino, s/ nº, Centro.

 

Arcos

Data: 11/7, às 20h.

Local: Parque Municipal de Esportes (PAEME).

Endereço: Rua Efraim Procópio, s/ nº, São José.

 

Caratinga

Data: 10/7, às 19h30.

Local: Estádio Dr. Maninho.

Endereço: Rua Coronel Galdino Pires, 276, Centro.

 

Ituiutaba

Data: 11/7, às 19h.

Local: Ginásio Poliesportivo Romão.

Endereço: Avenida Prof. José Vieira de Mendonça, s/ nº, Alvorada.

 

Lavras

Data: 18/7, às 19h.

Local: Lavras Tênis Clube – LTC

Endereço: Rua Procópio Alvarenga, s/ nº, São Vicente.

 

Montes Claros

Data: 11/7, às 20h.

Local: Montes Claros Tênis Clube – Praça de Esportes

Endereço: Av. Osvaldo cruz, s/ nº, Centro.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: [email protected] / [email protected]