Autor: Carlos Alberto - Data: 13/02/2020 19:51

Prefeitura e ciclistas se acertam sobre projeto de mobilidade urbana

Encontro ocorreu no Teatro, onde ciclistas de diferentes idades assistiram às explanações do Município
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitura e ciclistas se acertam sobre projeto de mobilidade urbana

Ciclistas de Guaxupé participaram, nesta noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, de uma reunião com integrantes da Prefeitura, a fim de tratarem da construção da ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota. O encontro ocorreu no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes e foi consequência da reivindicação dos esportistas locais, os quais cobram o cumprimento de uma promessa de campanha, feita em 2016, pelo grupo do prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas). Já orçada em R$ 14 milhões, a realização agora segue trâmites burocráticos para depois ser executada, por meio do "Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana".
Os cidadãos foram recebidos pelos secretários de Administração, dr. Rafael Olinto, e de Obras, Eliton Israel Pereira. Durante cerca de uma hora, a dupla de assessores do governo municipal explanou a respeito do projeto, detalhou a necessidade de executar trâmites processuais e reafirmou o compromisso de viabilizar a referida benfeitoria. "O recurso foi aprovado pelo Governo Federal e agora trabalhamos para licitar a empresa responsável pelos projetos complementares que compreendem, além da ciclovia, a construção de pontes, faixas elevadas, novos corredores viários, melhoria nos pontos de parada de transporte público urbano, entre outros", explicou dr. Rafael.
À frente dos assuntos de urbanismo na Prefeitura, Eliton mostrou todo o projeto, por meio de recurso audiovisual, e explicou que as obras serão iniciadas ainda este ano, mas seu término ocorrerá somente em 2021. "Guaxupé já cumpriu com algumas etapas exigidas pelo governo federal. As partes urbanística e arquitetônica estão aprovadas e o próximo passo é a licitação dos projetos complementares, prevista para acontecer em maio deste ano. É importante a população estar ciente dos trâmites e o que estamos trabalhando para que as obras possam ter início", explicou o secretário, que chegou a ouvir reclamações de quem pretendia já contar com a ciclovia completa ainda em 2020. Alguns, já experientes no assunto, chegaram a dar sugestões para melhorar o projeto.
Após as manifestações da Prefeitura, os ciclistas deixaram o Teatro com a sensação de que a mobilização feita nos últimos dias, com pressão para o início das obras, surtiu resultado bastante positivo: "Foram proveitosas as explicações e também foi bom ver que só depois da nossa manifestação pelo interesse, que também é nosso, a Prefeitura correu atrás do atraso no plano/projeto", disse a professora Kelly Milena. "Essa reunião foi de grande valia, bem esclarecedora! O projeto é bom, porém não é algo de imediato, o que nós, ciclistas, esperávamos algo em um tempo menor, pois vejo a ciclovia como uma necessidade da população e não como um "bônus". Eu gostaria que houvesse uma comissão de ciclistas para acompanhar de perto todo o procedimento que está em planejamento", participou Pedro Moraes, que é bastante popular dentro do ciclismo guaxupeano.

Projeto nota dez!
Já Tiago Silva, proprietário de tradicional loja de "bikes" e um dos maiores incentivadores do ciclismo, elogiou a postura do governo: "Fiquei contente sim, pois o governo deu uma resposta à altura do que pedíamos. Se eles tivessem dito que fariam a ciclovia em seis meses e, depois, apresentassem algo de má qualidade, não seria bacana. Mas eles mostraram um projeto bem estruturado, longe de ser algo eleitoreiro, com ciclovia, ciclofaixa e ciclorrotas. Então, vejo que eles foram atrás do dinheiro e farão algo de melhor, que na verdade não sai da noite para o dia", posicionou-se o cidadão.

Prefeito Jarbinhas comemora
Apesar de não estar presente à reunião, o prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas) acompanha de perto o andamento dos trâmites: "Elaboramos o Projeto de Lei de acordo com as exigências do Ministério do Desenvolvimento Regional e enviamos para aprovação da Câmara. A grande maioria dos vereadores teve o entendimento da necessidade de entrarmos neste Programa e aprovaram o Projeto de Lei. Com isso, Guaxupé está tendo o acesso a um financiamento de mais de R$14,2 milhões e, assim, investir em obras como a construção de ciclovias e ciclofaixas, asfaltamento da Avenida Pedro Nicola, ligando o Recanto dos Pássaros ao Bela Vista, duplicação da ponte no anel viário, nas proximidades da Escola CAIC; melhorias nos pontos de parada de transporte público urbano, dentre outras. Isso será um grande avanço no quesito mobilidade urbana em Guaxupé”, concluiu o prefeito.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.