Autor: Carlos Alberto - Data: 05/01/2017 19:47

Venezuelanos com fome brigam por restos de comida nos lixões

Pessoas procuram restos de alimentos no lixo, em Caracas, Venezuela
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Venezuelanos com fome brigam por restos de comida nos lixões

A profunda crise que aflige a Venezuela trouxe como consequências escassez e fome, o que levou famílias inteiras a buscar restos de alimentos nos lixões e, muitas vezes, a brigar com outras pessoas sem recursos, por um resíduo comestível ou algum material reciclável que possa ser vendido.

Ao serem consultadas, algumas das pessoas que vasculham o lixo disseram que, embora existam muitos lixões, nem todos são proveitosos.

Os "melhores" lugares, com "comida boa", são os que recebem as sobras de restaurantes, padarias e mercados, e são justamente esses os "territórios" mais movimentados e mais "disputados" pelos necessitados, e também por alguns grupos que se aproveitam da situação.

Os horários destes estabelecimentos são mais do que conhecidos pelos que buscam comida escavando a cada nova remessa de resíduos despejada no local.

Os desafortunados contam que já houve confrontos entre os que "têm fome" quando os despejos são feitos, e que há alguns "abusadores" que tiram proveito da situação e preparam bolsas de comida do lixo para vendê-las aos que não conseguiram pegar nada.

Uma mulher de 26 anos que disse se chamar Brayan e vive em "situação de rua" há quase um ano no centro de Caracas afirmou que em sua "zona" existem 45 pessoas que estão na mesma situação: sem trabalho, muitos com filhos e todos sem nada para comer.

"Eu luto aqui todos os dias, brigando por uma bolsa porque eu sei que vem comida cozida e boa para dar aos meus filhos, e damos até facadas por isso", disse a mulher em uma esquina cheia de lixo de um restaurante.

Brayan é mãe de duas crianças de 8 e 9 anos e disse que precisa buscar comida para eles na rua já que, embora tenha estudado para ser auxiliar de enfermaria, não conseguiu emprego devido à crise. No entanto, segundo ela, mesmo que tivesse um emprego, o salário é tão baixo que não dá para sobreviver.

"O que você faz com 20 mil bolívares (cerca de R$ 95)? Dois quilos de farinha e um quilo de sardinha, e você não vai enfrentar uma fila das 2h até as 15h para te dizerem que acabou a farinha", comentou. (Fonte: UOL Notícias)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.