Autor: Carlos Alberto - Data: 21/03/2016 14:08

Começaram, em Guaxupé, as comemorações pela "Semana da Água"

Palestras com temas variados vão compor o evento, que se estenderá até a tarde de amanhã, com realização da Secretaria de Meio Ambeiente e os apoios do Unifeg, Angakira, PM ambiental e a Copasa
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Começaram, em Guaxupé, as comemorações pela

Começou nesta manhã de segunda-feira, 21 de março, em Guaxupé, o seminário “Semana da Água”, que é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Proposta como medida de conscientização e trabalho, a mobilização conta com as parcerias do Unifeg, Copasa, Polícia Militar e da ONG Angakira. Oficialmente comemorada nesta terça, 22, o Dia Mundial da Água tem sido visto, em geral, como importante momento para despertar a reflexão ao bom uso do cada dia mais escasso recurso natural.

A “Semana da Água” foi aberta com palestra no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes, nesta manhã, quando alunos da Escola Interativa ouviram às explanações de Jaime Candiani Júnior, representante da Copasa, o qual discorreu a respeito da importância da água para o mundo. Agora, no início da tarde, ocorre a abertura oficial, com a participação de autoridades civis e militares e, em seguida, terá início o ciclo de palestras. De manhã, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Renato Carlos de Gouvêa, fez uma abertura simbólica, quando enfatizou sua preocupação para com diferetes pontos ambientais, no Município.

Conforme a programação, a semana especial destacará as palestras “Água e Saúde Pública”, às 13h30 desta segunda-feira, com representantes da Vigilância Sanitária; e “Poluição Química na Água”, com a professora doutora Ana Paula Duarte Seleghim, do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé (às 14h45 também de hoje). Já para amahã, ‘Dia da Água’, as atividades começam às 9h30, novamente no Teatro, com a palestra “Direito e Água”, com a professora mestra Ana Cristina de Souza Serrano Mascarehas, também do Unifeg. Ana será sucedida pelo cabo Thiago Ferreira Costa, da Polícia Ambiental de Guaxupé, que palestrará às 10h, sobre “Água”. Às 13h30 de amanhã, o cientista ambiental Heberti Caponi, do LAPOC Poços de Caldas, falará sobre temas variados e, a última palestra do dia, “Uso Consciene da Água em Casa”, o professor mestre Luiz Antõnio Nery, da área de Engenharia pela “Faculdade Guaxupeana”, encerrará as comemorações à “Semana da Água” em Guaxupé.

Aberta ao público, em geral, a semana comemorativa tem sido prestigiada principalmente por estudantes de escolas públicas e particulares, das redes municipal, estadual e federal, da cidade e região. “Muito boa a participação dos jovens, que são o ‘futuro do País’ e precisam saber, por exemplo, que o Município tem se preocupado cada dia mais com a situação dos recursos hídricos e os problemas de drenagens existentes, muito por conta do acúmulo de sedimentos e a poluição dos rios”, enfatizou o secretário Renato Gouvêa, de quem partiu a iniciativa de promover a Semana da Água em Guaxupé. Criada mundialmente em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data em questão visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.