Autor: Carlos Alberto - Data: 14/10/2016 09:51

Corpo de Bombeiros realiza serviço de resgate de animais em Minas Gerais

Militares especializados resgatam animais domésticos, peçonhentos e selvagens em perigo ou oferecendo risco à população
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Corpo de Bombeiros realiza serviço de resgate de animais em Minas Gerais

O salvamento de animais em risco iminente é uma das muitas ações executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e devolve a alegria para a vida de quem gosta de seus animais. O trabalho é árduo e delicado, mas é recompensador e ameniza a dor de familiares e donos de animais e preserva animais raros da fauna brasileira.

No primeiro semestre de 2016, foram feitos cerca de 500 resgates de animais domésticos por mês, média de 17 salvamentos diários em diversas regiões de Minas Gerais. O registro e abertura das ocorrências emergenciais é feito pela Central 193. 

Todas as Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) estão aptas a realizar o atendimento. Durante a formação básica, todo bombeiro recebe treinamento especializado, com técnicas para a captura. O salvamento é dividido em dois grupos: animais em perigo ou situação de risco, e soltos oferecendo risco à população. 

Após o salvamento, caso o dono esteja no local, ou alguém se voluntarie a ficar com ele, o animal é entregue a essa pessoa. Caso contrário, será encaminhado para o Centro de Zoonozes da Prefeitura Municipal ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Na hora que você vê a emoção de um dono ou uma criança que tem seu animalzinho de volta, a sensação é  maravilhosa, não sentimos que estamos só prestando o serviço, o resgate não tem preço, é uma grande emoção para os donos e para nós. O objetivo, como diz nosso juramento, é sempre salvar vidas” Celmo de Andrade, subtenente do Batalhão de Emergências Ambientais de Resposta a Desastres, do Pelotão de Busca e Salvamento, em Belo Horizonte

Em Itaúna, na região Centro-Oeste de MG, os bombeiros capturaram uma onça suçuarana na MG-431. O ani­mal estava machucado após ter sido a­tropelado. Depois da captura, a onça f­oi levada para uma cl­ínica veterinária.

No bairro Jardim Vitória, em Patos de Minas, Alto Paranaíba, bombeiros da 3ª Companhia capturaram uma cobra cascavel. Segundo os dados registrados pelo Corpo de Bombeiros, o animal media cerca de um metro e estava bastante agitado. Com uso de técnicas e equipamentos adequados os militares realizaram a captura com segurança e fizeram a soltura em uma reserva ambiental.

O Corpo de Bombeiros alerta para que os cidadãos não tentem capturar animais selvagens se não for habilitado para este tipo de ação. Se o animal estiver em risco ou colocando pessoas em risco é necessário ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Os números registrados de janeiro a agosto, mostram que os Bombeiros já resgataram mais de 3 mil animais em risco em todo o estado.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.