Autor: Carlos Alberto - Data: 04/01/2017 22:16

Idealizadores do "Guaxu Nascentes" recebem autoridades para debater o projeto

O idealista Luciano Reis detalhou as origens de sua iniciativa, argumentou a respeito das consequências positivas e pediu o apoio da Câmara e a Prefeitura
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Idealizadores do

Responsáveis pelo “Guaxu Nascentes” apresentaram o projeto a representantes dos poderes Legislativo e Executivo, além do Rotary Club e da Pastoral da Sustentabilidade da Diocese de Guaxupé. O encontro aconteceu nesta noite de terça-feira, 3 de janeiro, na sede do Rotary Cafezais. Anunciada como importante solução para o bem da natureza, a iniciativa também é vista como valioso instrumento de promoção humana, com vistas à juventude e entidades sem fins lucrativos.
A reunião foi conduzida pelo autor da ideia, Luciano dos Reis (Lu Galeria), que percebeu a oportunidade de recuperar as nascentes do Município e transformá-las em centros de convivência, com espaços para o incentivo à agricultura, piscicultura, recreações entre famílias e integrar instituições, onde cada qual contribuirá da forma que puder. Mais do que isto, o propósito é aumentar os recursos hídricos, saneamento e infraestrutura. “Ressaltando o plantio de produtos de hotifruti para o consumo dos assistidos pelas próprias entidades que administrarão cada núcleo, na expectativa de se auto sustentarem, criando condições de aumentar o número de beneficiados”, detalhou Luciano.
O Legislativo, na ocasião, foi representado por Maria José Cyrino, Wilson Ruiz (Tomate), Paulo César Beltrão (Paulinho), Luciano Donizetti dos Santos (Zettinho), Francisco Timóteo (Chico) e Leonardo Donizetti Moraes (Léo). Já por parte da prefeitura, o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Marcos Emanuel Maia e a coordenadora da Divisão de Meio Ambiente, Rafaela Soares, estiveram no encontro e, quanto ao Rotary, representaram a entidade Walmor Zambrotti, Andréia Almeida, Maria Teresa Bolonha, Odair Ribeiro, Caio Spiguell, Álvaro Almeida e Igor Reis. E a Pastoral contou com a participação de Emerson Ricciardi, Maria Aparecida Bolonha (Cida) e o próprio Luciano.
Ao final, vereadores sinalizaram positivamente ao projeto: “Talvez, nós não veremos os bons frutos, mas nossos filhos e gerações futuras nos agradecerão por termos confiado no projeto”, disse Léo. “Os resíduos sólidos são um grande problema, mas graças a Deus uma pessoa igual ao Luciano enxergou esta parte, para fazer o bem por Guaxupé”, destacou Paulinho, que é do setor calçadista e viu com bons olhos a possibilidade de transformar detritos em produtos para comércio e impulsionar a economia. “Eu acredito muito e sou um apoiador do projeto, sendo que pedimos para todos os companheiros da Câmara abraçarem também. Estamos aqui em seis vereadores, sendo que os demais tiveram agendas já anteriores, mas também estarão juntos”, complementou o vereador Zettinho.
Também o secretário Marcos Emanuel enfatizou: “Os projetos do Guaxu Nascentes vão ao encontro das políticas públicas necessárias para o desenvolvimento sustentável, pois englobam a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e a inserção da comunidade local. A interligação destes três pontos resulta no tão desejado desenvolvimento sustentável”, definiu Marcos. Entre os demais participantes, todos concordaram com a urgência de se colocar em prática o projeto. “Que a comunidade se integre, trabalhe junto e possa, assim, resolver o problema até mesmo da segurança. Se nós criarmos perspectivas para os jovens, a fim de capacitá-los, que tenham um local onde encontrarão segurança, qualidade de vida e possam se exercitar, para que fiquem longe da delinquência”, disse Luciano, que já apresentou como parceiros o Unifeg, a Cooxupé, IEF, Emater, Secretaria de Meio Ambiente, Divisão Municipal de Urbanismo, entre outras.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.