Autor: Carlos Alberto - Data: 24/07/2018 17:11

EM GUAXUPÉ: Incêndio em andamento destrói a maior reserva ecológica da região

Militares do Corpo de Bombeiros e cidadãos voluntários tentam conter as chamas, mas elas propagam-se rapidamente pela mata
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis EM GUAXUPÉ: Incêndio em andamento destrói a maior reserva ecológica da região

Um incêndio ainda incontrolável destrói, desde a tarde deste domingo, 22 de julho, uma extensa área da Nova Floresta, em Guaxupé, considerada área de preservação permanente. Supostamente criminosa, a queimada (em mata fechada e setor de pastagens) está sendo combatida por equipes do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros, além de voluntários, que se sensibilizaram com o problema e a drástica perda ambiental. Considerada a maior reserva ecológica da região, a área em questão está sendo tomada pelas labaredas, sendo que as autoridades já pensam em pedir socorro aéreo.

O fogaréu consome árvores, arbustos e ameaça ainda a fauna, que naquelas proximidades é rica em diversidade. “Não sabemos como começou, Realmente, é um foco muito grande e o trabalho está bem difícil. É uma perda irreparável!”, admitiu Aloísio Coelho, da diretoria da Fazenda Nova Floresta, o qual conta, apesar dos problemas, com a boa vontade de voluntários: “Está triste de se ver, pois não podemos perder esta reserva ecológica!”, lamentou o guaxupeano Leandro Moraes, do Clube dos Desbravadores, que auxilia no combate às chamas e convida, pelas redes sociais, às pessoas a fim de ajudarem na causa.

Com labaredas altas, fumaça e muita força, o incêndio toma a reserva com rapidez, sendo que há inclusive a possibilidade de pedir ajuda aérea. “Ainda não solicitamos ajuda aérea, mas não está descartada a possibilidade. Nossas equipes estão trabalhando arduamente, ao mesmo tempo em que atendem às ocorrências na área urbana da cidade. Estamos usando os abafadores, pois não dá para entrar com veículo, usar água e outras técnicas”, informou o tenente Josué Pereira, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros.

De acordo com as últimas informações obtidas pelo JOGO SÉRIO, os bombeiros permanecerão no local somente enquanto há luz do dia, haja vista a dificuldade de locomoção na mata fechada. Sendo assim, caso o fogo não tenha sido contido até à tarde, o trabalho será interrompido e reiniciado de manhã, nesta quarta-feira. Pelo Município, apesar da distância onde ocorre o fogo e a cidade, a cortina de fumaça já tem sido percebida pela população, com pessoas aliás se queixando nas redes sociais por conta de problemas respiratórios.

.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.