Autor: Carlos Alberto - Data: 03/10/2014 13:41

Mais de 50 toneladas de lixo são retiradas durante mutirão de limpeza em Guaxupé

De acordo com Marcelo Pedroza, diretor de Vigilância em Saúde, o mutirão de limpeza quando bem sucedido, a exemplo deste que aconteceu no Jardim América, traz inúmeros benefícios à própria população
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Mais de 50 toneladas de lixo são retiradas durante mutirão de limpeza em Guaxupé

O Governo Municipal deu início no último final de semana ao mutirão de limpeza que aconteceu no Jardim América I e II. Cerca de 80 pessoas, entre servidores públicos da Prefeitura, Constroeste e Tiro de Guerra formaram a equipe que após passar de casa em casa, recolheram mais de 50 toneladas de lixo. Um ano se passou desde a última vez que o mutirão de limpeza fez esta visita, tempo suficiente para alguns moradores acumularem um total de mais de 50 toneladas de lixo.

“São os mais diversos tipos de resíduos que encontramos dentro das residências, nos quintais e alguns já às margens da rua. O mais comum são latas, sofás, pedaços de cama, madeiras, pneus e garrafas. O que vale ressaltar é que a grande quantidade recolhida por nós nestes 02 dias de trabalho mostra que a população adere ao mutirão e aproveitam para limpar suas casas”, disse Maria José Cyrino, secretária de Obras.

Dona Francisca Vieira, moradora do bairro, abriu sua casa para que a equipe pudesse recolher os materiais sem uso: “Eles avisaram que passariam aqui hoje. Com a minha idade eu não tenho força pra pegar aquelas madeiras lá no quintal e colocar no passeio. Mas os moços vieram e eu pedi que retirassem pra mim. Minha casa ficou uma maravilha”, comentou a senhora de 72 anos.

De acordo com Marcelo Pedroza, diretor de Vigilância em Saúde, o mutirão de limpeza quando bem sucedido, a exemplo deste que aconteceu no Jardim América, traz inúmeros benefícios à própria população: “Cada material que recolhemos, pneu, garrafa, lata, é um depósito a menos para que possamos ter acúmulo de água e a constatação futura de mosquitos da dengue. Além disso, a limpeza inibe a presença de bichos como ratos, baratas, escorpiões, aranhas. Isso é ponto positivo para a saúde pública em Guaxupé”, explicou.

O mutirão foi planejado com a presença do prefeito Jarbinhas que determinou à equipe uma atenção especial aos bairros mais afastados: “No ano passado fizemos o mutirão e depois de um ano estamos de volta batendo de casa em casa, orientando o morador e retirando aquilo que não será mais utilizado. Durante as reuniões para programar os mutirões pedi à equipe que se empenhe no sentido de esclarecer e orientar a população, com muita atenção, carinho e respeito. Isso aconteceu neste primeiro que realizamos e o resultado foi além do esperado. Vamos continuar, pois acredito na limpeza, seja nas ruas, terrenos ou até mesmo dentro das residências como fator primordial para contribuir para melhoria da saúde pública em nossa cidade”, falou.

Neste final de semana o mutirão estará presente nos bairros Jardim Rosana e Rancho Alegre.

 

Texto/Fotos: Ascom. Prefeitura de Guaxupé

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.