Autor: Carlos Alberto - Data: 13/01/2015 13:51

Resíduos de jardinagem jogados na rua pela população estão causando problemas

Somente no último sábado (07), 38 notificações foram feitas pela equipe de fiscalização, destas, 17 eram sobre resíduos de jardinagem em vias públicas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Resíduos de jardinagem jogados na rua pela população estão causando problemas

Essa não é a primeira vez que você lê uma matéria sobre resíduos de jardinagem em calçadas ou ruas.  Desde o início de 2013, o Governo de Guaxupé tem trabalhado e muito para combater essa prática que tornou-se hábito por parte dos moradores. Mesmo havendo lei municipal, com previsão até de multa a quem descumpri-la, ainda é possível encontrar aqueles que insistem em depositar os resíduos em via pública. Os prejuízos causados para a própria população é considerável e preocupa o Poder Público.

 Um pouco aqui, outro ali e ao final são necessários dezenas ou até mesmo centenas de caminhões para fazer a retirada dos resíduos de jardinagens que são encontrados pelas ruas de Guaxupé. Isso tem preocupado o Governo local que trabalha constantemente com uma equipe de fiscalização. Embora exista há mais de 01 ano, a lei 2228/13, continua sendo desrespeitada: “Deixar as ruas limpas não é uma questão de estética, é questão de saúde pública. As pessoas não medem as consequências de jogarem nas vias estes restos de capina e poda de árvores. Com esse período de chuva, o problema tem se agravado, pois os resíduos estão indo parar na rede pluvial, entupindo os bueiros da cidade”, explicou Sérgio de Paula, diretor de fiscalização da Prefeitura.

 Problema em dobro para o município e consequentemente para a própria população: “Imagina só que além de um caminhão e uma equipe para fazer a retirada destes galhos e matos que estão sendo jogados na rua por alguns moradores temos ainda que tirar outra equipe do serviço de rotina para atender aqueles locais que estão sendo prejudicados por estes materiais que entopem os bueiros, ou seja, são duas equipes, caminhão e máquinas. Isso gera custo aos cofres públicos”, disse Maria José Cyrino, secretária de obras.Somente no último sábado (07), 38 notificações foram feitas pela equipe de fiscalização, destas, 17 eram sobre resíduos de jardinagem em vias públicas: “Se somarmos o tempo que estamos atuando, já passamos de 1.200 notificações. O problema havia sido amenizado no decorrer do ano passado, mas estamos percebendo que de uns tempos pra cá vem se agravando novamente”, falou Sérgio.

 A lei nº2228 de 2013 traz em seu artigo 3º, parágrafo único, a proibição de atirar no passeio ou na via pública resíduos tanto de queimadas quanto de limpeza realizada em quintais. A mesma lei prevê como  pena a quem descumpri-la, multa de R$300,00.Maiores informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Obras, departamento de fiscalização através do telefone 3559- 1091.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.