Autor: Carlos Alberto - Data: 20/10/2017 23:32

Guaxupé na lista das cidades investigadas pela maior operação de combate à pedofilia do País

Polícia Civil cumpriu mandado de busca na cidade, hoje, além de ter agido também em outros 24 estados brasileiros e no Distrito Federal
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé na lista das cidades investigadas pela maior operação de combate à pedofilia do País

O nome de Guaxupé foi incluído na lista das cidades pertencentes a vinte e quatro estados, além do Distrito Federal, onde a Polícia Civil (com o apoio da PF e outras instituições) prendeu centenas de pessoas e apreendeu farto material armazenado em computadores, sendo ligados à pedofilia. Batizada de “Operação Luz da Infância”, a ação aconteceu durante toda esta sexta-feira, 20 de outubro, tendo reunido mais de mil policiais e contado com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), ligada ao Ministério da Justiça. Considerado extremamente grave, o caso inclui, entre outras insanidades, cenas de adultos molestando bebês e até a divulgação de cartilhas para manter as vítimas sob o controle dos abusadores.

O trabalho policial começou logo de manhã, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, assim como prisões e conduções coercitivas. No município guaxupeano, onde as buscas foram feitas por equipes de fora e da Delegacia de Polícia Civil local, não foram divulgadas nem as identidades dos investigados, nem a quantidade de materiais apreendidos, mas sabe-se que a cidade fez parte das localidades visitadas por agentes da PC, que mantém o trabalho. De acordo com a polícia, o foco das investigações é desbaratar situação de armazenamento e compartilhamento, via internet, de imagens (fotos e vídeos) pornográficas com crianças e adolescentes (quem compartilha está ainda mais complicado, judicialmente falando, do que quem armazena. Porém, ambos os atos são considerados graves pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).

Em Minas, além do trabalho realizado na cidade de Guaxupé, houve cumprimento de mandados nos municípios de Ipatinga, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Boa Esperança, Itabira e Ipatinga. A Polícia Civil prendeu, ainda, suspeitos e recolheu computadores em trinta e sete pontos distintos da capital de São Paulo, além de cidades do interior daquele Estado. Também foram aplicadas as mesmas sanções no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, no Distrito Federal e outros.

Conforme amplamente divulgado em rede nacional, durante todo o dia de hoje, esta foi a maior operação de combate à pedofilia desencadeada no País. Liderada pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa, a ação terá desdobramentos, ainda que, dos suspeitos, boa parte já tenha sido libertada, com pagamento de fiança, para responder ao processo em liberdade. “Luz na Infância”, entretanto, deverá gerar novos capítulos, em consequência à análise do material já apreendido. Veja, posteriormente, informações mais precisas a respeito da ação policial em Guaxupé.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.