Autor: Carlos Alberto - Data: 11/08/2017 11:23

Deputado Emidinho Madeira apoia projeto ambicioso de distribuição de calcário

Iniciativa poderá se transformar em política de Estado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Emidinho Madeira apoia projeto ambicioso de distribuição de calcário

O deputado Emidinho Madeira, membro da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na Assembleia Legislativa de Minas e um dos deputados mais atuantes na defesa do produtor rural, apresentou, nesta quarta-feira, ao Secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leitão, um projeto ambicioso que prevê a distribuição gratuita de calcário à pequenos produtores rurais. O projeto é do engenheiro agrônomo, mestre em sistema de produção agropecuária e supervisor pedagógico do Instituto Federal de Muzambinho, Altieres Paulo Ruela. Segundo afirmou o próprio deputado, seu mandato já é parceiro da iniciativa através da destinação de emendas e na mobilização regional. “Em primeiro lugar a gente parabeniza esta nobre iniciativa e nos colocamos à inteira disposição. Os técnicos do setor sabem da gravidade que se encontram os solos em nosso Estado, seja para a criação de gado ou implantação de lavouras. Alguns especialistas apontam que 70% das terras em Minas estão degradadas e precisamos mudar este panorama. O projeto do Altieres é revolucionário e não tenho dúvida de que, em breve, estaremos melhorando a qualidade vida de milhares de pequenos produtores rurais em diversos municípios”, disse o deputado Emidinho Madeira, que aproveitou para parabenizar o Instituto Federal de Muzambinho, na pessoa do diretor geral, professor Luiz Carlos Rodrigues. “Parabéns ao professor Luiz Carlos, ao pesquisador Altieres e a todos os envolvidos nesta grande empreitada de desenvolvimento regional”, disse o deputado.

De acordo com o Secretário Pedro Leitão, esse projeto é muito importante e necessário, e poderá se tornar até mesmo uma política de Estado. “Nós temos um problema grave no Estado com os solos degradados e precisamos resolver isso. O deputado Emidinho Madeira sempre nos traz demandas de grande importância e podem ter certeza que seremos parceiros. Apenas vamos estudar a maneira de nos organizarmos. Podemos até mesmo apresentar o caso à Codemig, mesmo porque se trata de desenvolvimento em âmbito estadual”, disse Pedro Leitão.

A elaboração do projeto surgiu a partir da necessidade de se fazer análises de solo. Segundo esclareceu o coordenador Altieres, em Muzambinho foi detectada uma enorme carência em analisar a terra, principalmente nas pequenas propriedades. “Com este levantamento nós constatamos que o problema não é somente local, mas também regional. Daí formulamos o projeto de criação de um silo de distribuição. O Instituto Federal destinou um local adequado já com todas as aprovações dos órgãos responsáveis e o deputado Emidinho Madeira tem sido nosso apoio não somente institucional, mas também com a indicação de recursos para que o projeto comece a funcionar. Várias prefeituras já sinalizaram positivamente a adesão. De agora em diante é somente questão de tempo para que a coisa funcione na prática. Nós agradecemos este apoio do deputado Emidinho Madeira que é uma pessoa que realmente veste a camisa do produtor rural”, relatou o supervisor.

Presente na reunião, o prefeito de Fortaleza de Minas, Denilson da Van, aprovou a iniciativa e disse que é uma ação que vai de encontro a uma das maiores necessidades dos pequenos produtores. “Em Fortaleza de Minas, também com o apoio do deputado Emidinho Madeira, distribuiremos até o final do ano 260 mil mudas de café. A distribuição de calcário é outra ideia de grande alcance e que irá surtir ótimos resultados. Tudo que for para melhorar a vida das pessoas tem nosso total apoio”, concluiu o prefeito.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.