Autor: Carlos Alberto - Data: 14/09/2017 13:25

Deputado Arantes discute modelo de privatização da CeasaMInas e da Casemg no Ministério da Agricultura

Segundo o secretário do MAPA, a proposta ainda é um projeto piloto (Texto e fotos: Diovana Miziara)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Arantes discute modelo de privatização da CeasaMInas e da Casemg no Ministério da Agricultura

Com o objetivo de esclarecer melhor a proposta de privatização das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) e da Companhia e Armazéns e Silos de Minas Gerais (Casemg), o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), representantes da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Coophemg) e da Associação Recreativa e Beneficente dos Empregados da CeasaMinas (Arbece), se reuniram, nesta quarta-feira (13/09/17), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília.

            As audiências foram com o secretário de Política Agrícola do Ministério, Neri Geller, e com o secretário de Mobilidade Social, José Rodrigues Pinheiro Dória, que também é presidente do Conselho de Administração da CeasaMinas. “Não temos uma posição radical em relação à privatização. Queremos discutir essa questão. Mas as associações precisam ter voz, os produtores, comerciantes e funcionários devem participar da gestão”, colocou o deputado Arantes, presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

            De acordo com a presidente da Aberce, a proposta de privatização lançada pelo Governo Federal tem preocupado os produtores e funcionários da CeasaMinas. “Não sabemos como vai ser essa privatização. Somos todos concursados. Não sabemos para onde o governo vai nos mandar”, ponderou, Maria Aparecida Martins de Carvalho.

            O presidente da Coophemg, José Antônio Silveira, também disse que a ausência de apresentação de um modelo de privatização da CeasaMinas tem assustado os produtores e funcionários.

            O secretário Neri Geller propôs uma reunião com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para estreitar a conversa entre o Governo Federal e o setor. “Vou programar uma agenda com o ministro para que vocês possam conversar sobre essa privatização”, frisou.

            Já o secretário José Dória explicou que a privatização das empresas ainda é um projeto piloto, sem definições, e que será construído aos poucos. “Vai haver um estudo para colher informações para que, juntos, possamos escolher o melhor modelo de privatização. Estamos abertos para discutir e conversar”, explicou José Dória.

            O deputado Arantes considerou as reuniões produtivas, visto que o Ministério colocou-se aberto a ouvir opiniões. “No próximo dia 28, o secretário José Dória estará em Belo Horizonte para que possamos discutir sugestões para o projeto. Ficou claro que estão abertos ao diálogo”, finalizou.

            De acordo com anúncio feito pelo Governo Federal em agosto, em Minas Gerais serão privatizadas a Ceasa e a Casemg, mas os modelos dessas privatizações não foram esclarecidos, o que gerou insegurança e polêmica. Desde o anúncio, o deputado Arantes já realizou duas audiências públicas na ALMG e esteve agora em Brasília em busca de informações ao lado dos produtores rurais, comerciantes e funcionários.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.