Autor: Carlos Alberto - Data: 27/09/2017 15:53

Deputado Arantes cobra da Secretaria de Cidades solução para os problemas da Copasa em Paraíso

Copasa não trata o esgoto, polui os córregos e a população paga a conta (Texto e foto: Ass. Com. Arantes)
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Arantes cobra da Secretaria de Cidades solução para os problemas da Copasa em Paraíso

O não cumprimento do contrato da Copasa em relação ao tratamento de esgoto em São Sebastião de Paraíso foi motivo de cobrança do deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) durante reunião com o secretário de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta; a presidente da empresa, Sinara Inácio Meireles Chenna; e o vice-presidente Fred Ferramenta, uma solução para os graves problemas que a empresa tem causado no municípioArantes disse que a Copasa cobra da população pelo tratamento de esgoto, mas o serviço não é prestado em sua totalidade.

O contrato com o município foi assinado em 2011 e a Copasa tinha que entregar a obra referente ao tratamento de esgoto em quatro anos. Esse prazo venceu em 2015. “A Copasa, de 30 anos para cá, não cumpre um contrato sequer e não age preventivamente. Ela só toma providências depois que a situação se torna crítica, a população se revolta, sai prejudicada e os custos para remediar o problema são muito mais altos para o Estado”, criticou. Segundo o parlamentar, o Estado é bom para cobrar e multar os outros por agressão ao meio ambiente, mas é o primeiro a quebrar as próprias regras e sair impune.

A Copasa em São Sebastião do Paraíso foi autuada pelo crime de poluição de recursos hídricos. O caso foi constatado pela fiscalização da Polícia Militar Ambiental sediada em Passos que esteve no município para verificar a situação do Córrego Rangel. O esgoto captado nos bairros São José I, Monsenhor Mancini, São José II, Vila Ipê, Verona, Rubens Rocha, Acapulco e da parte baixa da cidade é eliminado diretamente no córrego, devido a não conclusão da elevatória que redirecionaria esse esgoto para a estação de tratamento do Rio Liso.

O deputado fez questão de deixar claro durante a reunião que a população paga pelo tratamento de esgoto, mas ele não é feito em sua totalidade. Além disso, a empresa polui os rios. “Quero uma solução rápida da Copasa”, afirmou Arantes.

 

Ação popular contra a Copasa


O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais, e os vereadores ingressaram com ação popular na Justiça pedindo liminar para anulação imediata de cobrança da tarifa de esgoto no município. Ele também pede recomposição dos danos coletivos sofridos em face de descumprimento contratual do programa celebrado para prestação dos serviços de fornecimento de água e saneamento básico no município. Segundo o vereador, a Copasa é, hoje, a maior poluidora no município e que a empresa tem obtido lucro com atividades degradantes.

 

Deputado Arantes propõe projeto para reservação de água

 

Em meio à discussão sobre a crise hídrica que assola todo o Estado, o deputado Arantes apresentou ao secretário Carlos Murta a ideia de um projeto de lei que tratasse sobre a reservação de água com metodologia e simplificação de licença ambiental para isso.

“Não se pode desperdiçar tanta água das chuvas em um país como o nosso. É preciso investir na reservação de água em períodos chuvosos para que, na época da seca, a população, os animais e a agricultura não paguem esse preço altíssimo”, argumentou Arantes. O secretário se mostrou interessado e se comprometeu a apoiar o projeto. E ainda solicitou ao deputado Arantes que convide mais deputados a integrarem uma comitiva para fortalecer a ideia e o projeto.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.