Autor: Aline - Data: 23/10/2017 10:18

Deputado Arantes vai cobrar soluções da Copasa para falta de água em vários municípios mineiros

Presidente da companhia vai prestar esclarecimentos sobre problemas de abastecimento no Estado
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Arantes vai cobrar soluções da Copasa para falta de água em vários municípios mineiros

A pedido do deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira, (23/10/17), às 14h30, no Auditório José Alencar Gomes da Silva, audiência pública para cobrar da Copasa soluções para a falta de água que assola grande parte dos municípios mineiros.

            A diretora-presidente da companhia, Sinara Inácio Meirelles Chenna foi convidada a participar da audiência e prestar esclarecimentos sobre os graves problemas de abastecimento de água no Estado. Ela também será questionada sobre a cobrança de tratamento de esgoto em municípios onde o serviço não é prestado, como no caso de São Sebastião do Paraíso.

            Para o deputado Arantes, a situação é grave: “Não é admissível que a Copasa não tenha se preparado para a crise hídrica que todo mundo sabia que iria acontecer. Ela tinha que ter se planejado, feito obras e investimentos. Queremos saber o que foi feito. A companhia cobra caro por serviços que não presta e deve explicações aos mineiros. Não vamos admitir o sucateamento de mais uma empresa mineira”, afirmou o parlamentar.

            Prefeitos de municípios que sofrem com falta de água e/ou com a falta de tratamento de esgoto, como São Sebastião do Paraíso, Bom Despacho, Arcos, Botelhos, Carmo do Rio Claro e Alpinópolis confirmaram presença. Vários outros também estão sendo esperados. Com eles, virão caravanas do interior para participar da audiência pública. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Rezende Araújo Lacerda, e o diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE), Gustavo Gastão Corgosinho Cardoso, também confirmaram presença.

            Um dos casos mais emblemáticos em relação à crise hídrica foi o enfrentado pelo município de Pará de Minas na gestão do prefeito Antônio Júlio. Cansado de submeter todo o município a sérios problemas de abastecimento devido à má gestão da companhia, o então prefeito comprou briga com a Copasa e contratou outra empresa para gerir os setores de abastecimento e saneamento em Pará de Minas.

            O prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, recentemente também enfrentou a empresa. Cansado de esperar uma solução por parte da Copasa que nunca vinha e diante da falta de água para setores essenciais do município, como creches, asilos, hospitais e escolas, ele decretou intervenção na companhia, nomeou um interventor e determinou, embasado na legislação municipal, que a Prefeitura assumiria o controle e a gestão do abastecimento de água em Bom Despacho. Uma negociação com o secretário de Estado de Cidades E Integração Regional, Carlos Murta, e a presidente da Copasa, acompanhada pelo deputado Arantes, contornou o conflito e obrigou a empresa a garantir imediatamente o abastecimento de água no município.

 

 

 

SERVIÇO

 

Evento: Audiência Pública da Copasa

Data: 23 de outubro (2ª feira)

Horário: 14h30

Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.