Autor: Carlos Alberto - Data: 09/11/2017 15:47

Comissão aprova projeto de Melles que destina recursos para cafeicultores

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) aprovou, nesta quarta-feira (08), projeto do deputado Carlos Melles (MG) que autoriza a destinação de parte dos recursos do Funcafé para a participação em fundo garantidor de risco de crédito para cafeicultores e suas cooperativas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Comissão aprova projeto de Melles que destina recursos para cafeicultores

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) aprovou, nesta quarta-feira (08), projeto do deputado Carlos Melles (MG) que autoriza a destinação de parte dos recursos do Funcafé para a participação em fundo garantidor de risco de crédito para cafeicultores e suas cooperativas.

Segundo Melles, têm sido recorrentes as reclamações de cafeicultores, no sentido da exigência de garantias excessivas na contratação de operações de crédito rural. “Essa prática esgota a capacidade de nossos produtores em obter novos financiamentos, pois seu patrimônio ou grande parte deste fica vinculado a operações anteriores, ainda que parcela considerável dos saldos devedores tenha sido amortizada”, argumentou.

O parlamentar mineiro, que preside a Frente Parlamentar Mista do Café, ressaltou que a atual política cafeeira não está à altura da realidade do setor, visto que o Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor de café. Ainda assim, alega o deputado, o país vem perdendo  oportunidades por não assumir a liderança na formulação e gestão dos negócios do café. “Nos últimos anos, o Brasil vem perdendo bilhões de dólares em exportações de café e, o mais grave, empobrecendo milhares de pequenos e médios produtores”, afirma.

Melles reforçou, em vista disso, a necessidade do fundo garantidor, como forma de dar maior segurança aos produtores. “Mecanismos como esse podem ser o início da solução para a questão do café”, concluiu.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.