Autor: Carlos Alberto - Data: 25/01/2018 20:05

Câmara de Guaxupé aprova 2,5% de reposição salarial aos servidores públicos

Vereadores debateram a proposta, que foi acertada entre Executivo e Sindicato
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Câmara de Guaxupé aprova 2,5% de reposição salarial aos servidores públicos

Vereadores da Câmara de Guaxupé aprovaram, nesta noite de quinta-feira, 25 de janeiro, o Projeto de Lei do Executivo nº 01/2018, que tratou sobre o percentual de aumento (reposição salarial) para os servidores públicos municipais (e incluiu também os conselheiros tutelares). O reajuste, apesar de endossado pelo Legislativo, recebeu críticas de parlamentares, os quais pretendiam votar um valor maior. A maioria, porém, admitiu a impossibilidade de superar a proposta do prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), haja vista a instabilidade econômica pela qual passam os municípios mineiros.

A votação aconteceu em sessão extraordinária, conduzida pelo presidente Danilo Martins de Oliveira, com as participações dos vereadores Francis Osmar das Silva, Salma Regina Gallate, Maria José Cyrino, Wilson Ruiz de Oliveira (Tomate), Donizetti Luciano dos Santos (Zettinho), Francisco Timóteo de Rezende (Chico), Jorge Batista Bento da Paz (Jorginho), Luzia Angelini Silva, Leonardo Donizetti Moraes (Léo), Paulo César Beltrão (Paulinho) e Ari Cardoso (João Fernando de Souza, ausente, enviou atestado médico, pois recupera-se de cirurgia).

No plenário, o projeto foi debatido por parte dos presentes: Léo, líder do prefeito, explicou: “Foram feitas três reuniões entre a Prefeitura e o Sindicato e, ao final, ficou definido este percentual. O Executivo gostaria de um maior, mas vivemos num período de tamanha crise que isto não será possível”. Em tons semelhantes, também discursaram Luzia e Maria José: “O impacto na Folha de Pagamento, para 1.100 servidores, gera um custo de R$ 7 milhões, com mais R$ 90 mil que logo serão gastos com a Guarda Municipal. Não é confortável, para nós, votar só 2,5%, mas não podemos nos esquecer que no ano retrasado os funcionários ficaram sem aumento por conta de Emendas feitas”, frisou Maria.

 

Jorginho critica

Por outro lado, o líder da bancada oposicionista, Jorginho, criticou a proposta do prefeito Jarbinhas: “Eu esperava um percentual maior por parte da Prefeitura, principalmente pela realidade do Orçamento 2018, votado por esta Câmara, com 33% a mais do que no ano passado. Vieram só 2,5%, sendo que outros municípios reajustaram muito mais, como São Pedro da União, que foi 6.8%. Segundo o vereador ‘Jhoninho’, lá houve uma diferença só de 15,5% entre os orçamentos de 2017 e 18, mas mesmo assim reajustaram bem mais. Contudo, como o Executivo pratica esta autonomia, não faremos emendas, mas que no próximo ano venham com um percentual maior, pois o de agora não é nem reajuste e sim reposição”, finalizou Jorginho.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.