Autor: Carlos Alberto - Data: 27/02/2018 07:41

Em Brasília, prefeito Jarbinhas conquista mais de 3 mil cirurgias eletivas para Guaxupé e região

Cidades da AMOG serão contempladas com R$2,5 milhões para as cirurgias
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Em Brasília, prefeito Jarbinhas conquista mais de 3 mil cirurgias eletivas para Guaxupé e região

Na semana passada o presidente da AMOG e prefeito de Guaxupé, Jarbinhas, esteve em Brasília/DF onde cumpriu extensa agenda nos Ministérios da Saúde, Educação e Cidades. Acompanhado pelo Deputado Federal Carlos Melles, Jarbinhas apresentou ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, algumas necessidades de Guaxupé e também da região, dentre elas a importância de que cirurgias eletivas possam ser realizadas em pacientes de Guaxupé e também AMOG. No total, 3.015 cirurgias foram aprovadas e liberadas para a AMOG – Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana.

Cirurgia eletiva é aquela em que se faz através de mutirões, onde é possível escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico, uma vez que não é caracterizada de urgência ou emergência e também não traz risco de morte ao paciente. Geralmente ela é realizada após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente. Estas cirurgias não são de responsabilidade das Prefeituras, mas sim do Governo do Estado e do Governo Federal, os quais custeiam e liberam os procedimentos para os Municípios.

“Antes de tudo precisamos agradecer ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, pela atenção a este pleito da maior importância para a saúde das pessoas que mais precisam. Estamos somando forças com o Jarbinhas, presidente da AMOG e prefeito de Guaxupé, organizando e integrando a rede regional de saúde, acelerando o atendimento do cidadão e reduzindo o tempo de espera para as chamadas cirurgias eletivas, que são procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade de quase todas as especialidades médicas, agendadas, sem caráter de urgência e emergência e que serão feitas de forma gratuita, por meio do SUS. Queremos dar um fôlego financeiro e incentivar os gestores a diminuírem a lista de espera, mas é necessário que estejamos muito organizados, numa fila única, para fazer valer a eficiência que estamos buscando para servir as pessoas pelo sistema e não somente por um hospital. O objetivo é diminuir a fila e não zerá-la, tendo em vista que sempre surgirão novas demandas de cirurgias”, disse o deputado federal Carlos Melles.

Para Jarbinhas, a necessidade de haver cirurgias eletivas é grande e muitas vezes o paciente fica aguardando anos para finalmente poder tratar de sua saúde: “A saúde precisa ser levada sempre a sério. Sei o quanto a população de Guaxupé, assim como das demais cidades da AMOG clamam por uma vaga para realizar sua cirurgia. Juntamente com o Deputado Carlos Melles tive a oportunidade de uma reunião com o Ministro Ricardo. Levamos nossa demanda e prontamente fomos atendidos. Agora trabalharemos no trâmite que existe para a liberação e posteriormente a concretização destas cirurgias via AMOG”, explicou o prefeito. (Ass. Com. Prefeitura)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.