Autor: Carlos Alberto - Data: 06/03/2018 14:30

Guaxupé é contemplada e terá UPA 24 horas

Confirmação foi passada pelo próprio Ministro da Saúde
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé é contemplada e terá UPA 24 horas

Após reunião em Brasília/DF, no Ministério da Saúde, na semana passada, o prefeito Jarbinhas recebeu na tarde da última segunda-feira (05/03) a confirmação do Ministro Ricardo Barros e do deputado federal Carlos Melles, de que Guaxupé está sendo contemplada com uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento – porte I. O Governo Municipal já iniciou os trâmites para o recebimento da Unidade que deverá ser construída nas proximidades do Jardim Aeroporto/Jardim América. A UPA em Guaxupé funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e resolverá grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

De acordo com o prefeito, a Unidade de Pronto Atendimento contribuirá diretamente para desafogar os atendimentos no Pronto Socorro. Além disso, facilitará o acesso das pessoas que moram na região dos bairros Ouro Verde, Jardim Aeroporto, Planalto, Jardim Conquista, Monte Verde, Jardim Europa, entre outros daquele setor: “Com a construção da UPA em nossa cidade, conseguiremos diminuir as filas no Pronto Socorro. A Unidade estará apta para oferecer uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade”, explicou.

“Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, falou a Secretária Municipal de Saúde, Elina Costa. As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Para Guaxupé, o modelo de UPA aprovada é a de porte I, com o mínimo de sete leitos de observação. Além disso, capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia.

“Nada acontece por acaso, nada acontece sem trabalho. Há poucos dias anunciamos uma verba histórica de R$ 2,5 milhões para fazer cerca de 3 mil cirurgias eletivas na região de Guaxupé, e isso foi fruto de nossa credibilidade política junto ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, com a fundamental participação do prefeito Jarbinhas, que é um campeão de parceria e trabalho conosco. Digo isso, porque foi desta mesma forma que conseguimos outra enorme conquista para Guaxupé, que foi a liberação de recursos para a implantação de uma UPA 24 horas”, explica o deputado Carlos Melles, enfatizando que esta questão da UPA foi iniciada com a visita do ministro da Saúde na região. “Eu, Jarbinhas, Dr. Heber e o deputado Antônio Carlos nos reunimos com o ministro durante o voo, priorizamos a UPA, e depois estive novamente com o prefeito em Brasília, quando conseguimos a aprovação dos recursos. Com a UPA, cujo processo já está em andamento, será possível oferecer melhor espaço e garantia de mais agilidade e qualidade no atendimento dos pacientes. Foi uma vitória muito importante para as pessoas que necessitam de assistência à saúde”, pontua Carlos Melles.

Para Jarbinhas, a UPA se faz necessária em Guaxupé e era uma reivindicação de muito tempo da própria população: “Estávamos trabalhando junto ao Governo Federal desde o início de 2013 para que Guaxupé pudesse ser contemplada com uma UPA. Sabemos de sua importância para os pronto atendimentos. Em fevereiro consegui reunir com o Ministro Ricardo, o meu vice Dr. Heber, o deputado Antonio Carlos e o deputado Carlos Melles. Nesta oportunidade tratamos sobre a necessidade da UPA e na semana passada ajustamos os detalhes finais para que nossa cidade estivesse apta a receber a Unidade, o que ficou confirmado nesta semana. É mais um importante passo que damos na saúde pública de Guaxupé, buscando sempre oferecer um atendimento de qualidade, com respeito e atenção ao cidadão”, finalizou Jarbinhas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.