Autor: Carlos Alberto - Data: 13/03/2018 08:36

Coordenadora do Centro Cultural Dona Rosa divulga, na Câmara, o "Grupo Teatral Tramas & Dramas"

Vanessa Marques foi uma das convidadas da 3ª Sessão Ordinária, ocorrida nesta segunda, 12 de março
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coordenadora do Centro Cultural Dona Rosa divulga, na Câmara, o

A coordenadora geral do “Centro Cultural Dona Rosa”, Vanessa Marques, divulgou o “Grupo Teatral Tramas & Dramas” nesta noite de segunda-feira, 12 de março, durante a 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Guaxupé. Renomada defensora da arte, ela detalhou o trabalho iniciado em 2006, pelos professores e artistas Arlete Souza Mendes (falecida em 2013) e Ernani Sastre. Com uma mostra teatral que acontecerá entre 18 e 22 de abril próximos, o grupo consolidou-se e vai ao encontro da difusão plena da arte.

Vanessa usou a Tribuna Popular para destacar a trajetória de luta e sucesso do “Tramas & Dramas”, que hoje encontra-se devidamente constituído, num trabalho apoiado pela vereadora Maria José Cyrino. O grupo, que começou de forma modesta, já mostrava naquela época que permaneceria: “O ator Eucir de Souza sugeriu que realizássemos uma atividade que se estendesse à comunidade e, sendo assim, já no primeiro ano do evento recebemos alunos de Guaxupé, Nova Resende e Guaranésia. Olhamos e entendemos: ‘Isto é um festival’”, recordou Vanessa, sobre as origens do Festival Tramas & Dramas.

Com o falecimento da fundadora, Arlete, em 2013, o “Tramas...” por pouco não deixo de existir: “Pensamos em acabar com o Festival, mas justamente naquele ano fechamos uma parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, que nos apoiou na contratação da Yepocá Cia de Teatro, de Belo Horizonte, oferecendo um espetáculo para toda a rede municipal de Ensino Fundamental I e outro, em comemoração ao Dia da Criança, no Parque Mogiana”, lembrou a dirigente, que em sete edições do evento trabalhou sem patrocínios públicos ou privados.

Com mais de sessenta peças exibidas na cidade, o grupo “Tramas & Dramas” realizou cerca de vinte e cinco oficinas culturais de formação de atores (gratuitamente e a preços populares): “O grupo tem em seu repertório mais de doze espetáculos, já preparou mais de cem jovens artistas para o teatro e tem, no currículo, vários prêmios. Hoje, estamos sediados num imóvel alugado, onde formamos o “Centro Cultural Dona Rosa”. Cientes de que, através da arte, podemos construir uma sociedade melhor, com cidadãos críticos e conscientes, parafraseio Nietzsche, que disse: ‘A arte existe para que a realidade não nos destrua’”, finalizou Vanessa, que foi muito aplaudida em seu discurso. CLIQUE AQUI para assistir ao discurso de Vanessa Marques.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.