Autor: Carlos Alberto - Data: 05/04/2018 11:23

Presidente promove "Educação para a Cidadania" com evento na Câmara de Guaxupé

Danilo Martins: "A Escola do Legislativo tem o objetivo de educar para a cidadania e também capacitar servidores, vereadores e estagiários"
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Presidente promove

O presidente da Câmara de Guaxupé, Danilo Martins de Oliveira, dirigiu o “1º Seminário de Capacitação”, organizado pela Escola do Legislativo, com vistas à qualificação dos conhecimentos de vereadores, servidores públicos, estagiários e o quadro pessoal, em geral. O evento foi realizado na sede do Parlamento Municipal, entre estes dias 2 e 3 de abril, e destacou várias palestras, cada qual dentro de temas específicos. Empenhado em desenvolver ações voltadas à “Educação para a Cidadania”, o dirigente reuniu especialistas gabaritados para explanar ao público-alvo, tendo viabilizado o evento no Município, em vez de enviar os cursistas para Belo Horizonte, o que geraria um custo bem maior.

O seminário foi dividido em painéis, sendo eu no primeiro dia as aulas ficaram por conta do próprio Danilo Martins, autor de palestra sobre a importância da Escola do Legislativo e a busca continuada por um funcionamento cada vez melhor da Câmara. “Fizemos uma grande estruturação no funcionamento da Câmara para que o trabalho administrativo seja realizado com eficácia. E esta capacitação, que é a primeira com todos os funcionários, será muito útil. A Escola do Legislativo tem o objetivo de educar para a cidadania e também capacitar servidores, vereadores e estagiários”, destacou o dirigente, que contou com a presença do pastor evangélico, Paulo Rezende Júnior, da Comunidade Cristã Arca, o qual ministrou uma pregação especial aos presentes.

Ainda sobre a programação do evento, o Seminário contou com as palestras “Redação Oficial”, com o professor doutor Luiz Gonzaga Darde, de Ribeirão Preto (SP); “Recriando o ambiente de trabalho”, com o diretor comercial Marcos Kirejian, de Guaxupé; “Processo Legislativo”, com o consultor Antônio José Calhau de Rezende, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e “A experiência do compliance como ferramenta de gestão”, com o promotor de Justiça, dr. Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira e o reitor das escolas da Fundação Educacional Guaxupé, professor doutor Reginaldo Arthus. Com conteúdos pertinentes ao cotidiano do público-alvo, os ensinamentos tiveram como objetivo instruir aos congressistas: “Chegamos ao Legislativo de Guaxupé com uma semente que pode germinar para o Brasil e o mundo, no sentido de estabelecer uma regra política institucional”, comentou o promotor, que incentivou a implantação do compliance na Câmara de Guaxupé, a exemplo do que aconteceu na FUNDEG.

 

Compliance na Câmara de Guaxupé?

O presidente Danilo foi incentivado pelo promotor Thales e o reitor do Unifeg, professor doutor Reginaldo Arthus, a implantar o sistema de compliance na Câmara, que se concretizar a possibilidade, será a primeira do País a aderir ao formato de políticas de transparência, ética e combate à corrupção. “Há a possibilidade, é uma conversa que já tive com o promotor há algum tempo. É uma ferramenta extremamente complexa, não é uma implantação simples, tanto que a gente nem iniciou no ano passado por conta de limitação orçamentária. Mas, para este ano, já temos a previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias para fazer esta implantação e, evidentemente, agora é adaptar para a realidade de uma instituição pública, como é a Câmara Municipal. Seria uma iniciativa pioneira e, sendo assim, não temos um modelo para buscar fora daqui, a não ser na iniciativa privada, estatais e organizações. Se conseguirmos implantar, e acredito que consigamos, será uma iniciativa pioneira, graças a esta parceria com o Ministério Público. O professor Arthus também colocou a instituição que ele representa à disposição e, enfim, isso dá um pouco mais de tranquilidade para que possamos buscar este desafio”, finalizou Danilo.

 

Iniciativa aprovadíssima!!!

Entre os participantes, a iniciativa da Escola do Legislativo foi muito bem recebida: “Tanto o primeiro quanto o segundo dia foram muito proveitosos, a gente sempre aprende na pratica do dia a dia, porém tudo fica mais fácil quando paramos exclusivamente para aprender, foi uma experiência muito rica”, comentou o estagiário Eduardo Elias. “Gostei muito da aula de redação oficial, por mais que fazemos diariamente, ainda existem alguns vícios de linguagem que devem ser perdidos, o Professor Luiz Dardes tirou muitas dúvidas. Foi muito bom”, ressaltou a servidora pública Lilian Garcia. “A intensão da Escola do Legislativo é promover também iniciativas de educação no âmbito interno da Câmara como aconteceu no 1° Seminário Legislativo de Capacitação, os vereadores, servidores e estagiários puderam aprender e relembrar temas de suma importância para a qualidade do Legislativo”, complementou o diretor da Escola do Legislativo, em Guaxupé, publicitário Pedro Alves, que ocupa ainda o cargo de assessor de comunicação da Câmara.

 

Leia também:

Dr. Arthus palestra sobre o sucesso do compliance implantado nas escolas da FUNDEG

Promotor sugere política de transparência para proteger a Câmara e combater a corrupção

Começou, na Câmara de Guaxupé, o "1º Seminário Legislativo de Capacitação"

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.