Autor: Carlos Alberto - Data: 23/05/2018 11:37

Santa Casa de Guaxupé decidirá hoje se a UPA poderá ou não ser construída ao lado do Hospital

Pedido pela construção naquele local partiu do vice-prefeito, dr. Heber Quintella, o qual entende ser fundamental uma UPA ao lado do PS
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Santa Casa de Guaxupé decidirá hoje se a UPA poderá ou não ser construída ao lado do Hospital

A diretoria e os conselhos internos da Santa Casa de Guaxupé realizarão uma assembleia nesta quarta-feira, 23 de maio, para decidir se aceitam ou não o pedido do vice-prefeito, dr. Heber Hamilton Quintella, para que a Unidade de Pronto Atendimento, recém-conquistada junto ao governo federal, seja construída no terreno ao lado do Hospital. No entendimento do político em questão, a UPA beneficiará muito mais aos pacientes se for edificada nas proximidades da Santa Casa, onde há recursos para tornar o atendimento bem mais eficaz. Porém, o referido lote pertence àquela entidade médica, a qual precisará ceder o espaço ao Município, a fim de consolidar a melhoria para a saúde da população.

A assembleia está prevista para acontecer no período da tarde, quando os dirigentes do Hospital votarão pela cessão ou não do terreno à Prefeitura. “No meu ponto de vista e por minha experiência, acredito que aquela área, pertencente à Santa Casa, seja o melhor lugar para a construção da Unidade. Primeiro, porque a equipe médica terá plenas condições de transferir o paciente que der entrada à UPA para uma UTI ou até mesmo a algum procedimento cirúrgico com mais agilidade. Temos que lembrar também que ali já existe um Pronto Socorro que acabará sendo beneficiado com a UPA. Os dois pronto-atendimentos, Pronto Socorro e UPA, trabalharão e darão um atendimento muito melhor à população, pois se transformarão num grande complexo de Saúde”, comentou dr. Heber.

Evidentemente empenhado na solução rápida da questão do terreno, dr. Heber sabe que o processo burocrático da UPA, apesar de já disponibilizada para Guaxupé, precisa ser concluído o mais rápido possível, haja vista que trata-se de ano de eleição, quando os repasses públicos são suspensos por força de legislação eleitoral. Mais do que isto, o vice-prefeito de Guaxupé acredita que a UPA será um grande avanço para a melhoria da Saúde Pública local: “O objetivo de se ter um Pronto Atendimento em uma cidade é para realmente salvar vidas e, quando entramos nesta esfera, temos que pensar em várias situações, como por exemplo a localização desta UPA”, enfatizou dr. Heber, que era prefeito da cidade quando a Santa Casa cedeu o terreno para a construção do Centro Regional de Hemodiálise Sálvio Santos Campos.

 

A CONQUISTA DA UPA

A conquista da Unidade de Pronto Atendimento para Guaxupé ocorreu em março deste ano, quando dr. Heber e o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho, estiveram no Ministério da Saúde, em Brasília, para solicitar melhorias ao Pronto Socorro. Na ocasião, o governo lamentou a impossibilidade de investir recursos no local, que está atrelado à Santa Casa, uma entidade particular. Porém, Jarbinhas e dr. Heber conseguiram uma UPA 24h, avaliada em R$ 2.500.000,00, com 1.000m². “De tempos em tempos é necessário investir em melhorias e buscar aquilo que traz um bom atendimento ao paciente. Quando fui diretor da Santa Casa (por seis anos), além de ampliação do prédio, criamos o primeiro Pronto Socorro da região, a Enfermaria para crianças, uma farmácia, Posto da Criança e o Centro Regional de Hemodiálise, tão importante para nossa cidade. Agora é hora de novamente pensarmos em dar mais um passo e estamos trabalhando para a construção da UPA em Guaxupé”, disse o vice-prefeito, que dirigiu o Município por dois mandatos, entre 1997 e 2004, além das última e a atual gestão.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.