Autor: Carlos Alberto - Data: 11/08/2018 13:55

Após suposta fraude na Saúde, Prefeitura de Guaxupé contrata 30 agentes comunitários

A nova secretária, Daniela, que substitui Elina, exonerada após a irregularidade, instrui os novos contratados
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Após suposta fraude na Saúde, Prefeitura de Guaxupé contrata 30 agentes comunitários

A Prefeitura de Guaxupé contratou, por estes dias, trinta agentes comunitários para atuação nos postos onde ocorrem os serviços de “Saúde da Família”. A iniciativa ocorreu após denúncia de suposta fraude na Secretaria de Saúde, onde dezenas de estagiários tiveram seus nomes registrados, sem que eles soubessem, no sistema do governo federal, onde os aprendizes passaram-se por equipes de atendimento comunitário, tendo esta manobra resultado na abertura de inquéritos cível e criminal. De acordo com a comunicação social da municipalidade, desta vez os novos contratados são, de fato, servidores públicos concursados e trabalharão pela população, dentro da área especificada.

Os novos agentes realizam curso introdutório de quarenta horas, com vistas à prevenção e promoção da saúde. Após o período preparatório, os profissionais em questão atuarão como uma espécie de elo entre os usuários do Sistema Único de Saúde e os serviços oferecidos pelo Município. De acordo com Daniela Bettelli, nova secretária de Saúde, um Agente Comunitário participa, com as equipes de Saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde. Além disto, um Agente Comunitário de Saúde atua na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orienta e acompanha famílias e grupos em seus domicílios e os encaminha aos serviços.

A equipe é ainda responsável pela realização do mapeamento e do cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde; consolida e analisa as informações obtidas, faz programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participa e mobiliza a população para as reuniões do Conselho de Saúde, identifica indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais; sensibiliza a comunidade para a convivência. Atualmente Guaxupé conta com cinco ESFs, em pleno funcionamento, outros dois em construção e mais dios postos que, segundo a Prefeitura, antes eram unidades básicas e que passarão a atender como Saúde da Família.

 

Sobre a suposta fraude na Saúde

Ainda sobre a polêmica da inscrição irregular dos estagiários, conforme divulgado em julho último, estagiários contratados para atuarem nas secretarias de Governo e Planejamento, Finanças e na própria Saúde tiveram seus nomes inscritos no “Portal Transparência” como sendo auxiliares, contratados por meio de convênios com instituições de ensino da cidade e região. Porém, no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde eles foram inscritos como agentes de Saúde, o que não procedeu com a realidade. O fato, segundo consta, teria sido feito para provocar maiores repasses de verbas, tendo gerado inclusive o montante de R$ 2 milhões, mas a forma com que ocorreu vai contra os princípios da legalidade e gera, desta forma, consequências negativas à Administração Municipal. Ao Jornal JOGO SÉRIO, a comunicação social da Prefeitura alegou que “o Governo Municipal está apurando o fato através de uma Sindicância Investigativa, instaurada pelo prefeito Jarbas Correa Filho, no último dia 13, via Portaria nº183/18. Além disso, os nomes dos estagiários já não constam mais no Ministério da Saúde, tendo sido os mesmos corrigidos pela atual secretária municipal de Saúde, Daniela Bettelli, no dia 06, antes mesmo da denúncia” (Daniela, diga-se de passagem, substitui a ex-secretária da referida pasta, Elina Costa, que foi exonerada do cargo).

 

Eleição para Governador

Para Governador, Jorginho apoiará, mais uma vez, a candidatura de Antonio Augusto Anastasia. Segundo o vereador, Anastasia foi o governador que mais ajudou Guaxupé em toda história do município e que tem mais condições de recolocar Minhas Gerais de volta nos trilhos.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.