Autor: Carlos Alberto - Data: 14/11/2018 09:52

Prefeitos querem usar cooperativas de crédito para fazer transações bancárias

O presidente do Tribunal de Contas recebeu o requerimento e ficou de levar o assunto para análise dos conselheiros e disse que em breve dará uma resposta
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitos querem usar cooperativas de crédito para fazer transações bancárias

O deputado Antônio Carlos Arantes foi recebido em audiência, na segunda-feira (12/11/18), pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Cláudio Couto Terrão. Arantes estava acompanhado dos respectivos prefeitos de São Tiago, Denílson Reis; e de Resende Costa, Aurélio Suenes; além do secretário-executivo da Associação dos Municípios da Micro Região Campo das Vertentes (Anver), Marcos Antônio Rabelo; do chefe do Departamento Jurídico da Associação, Thiago Bracarense de Carvalho Fonseca, e do diretor superintende do Sicoob Central Crediminas, Wagner Luiz Silva.

O objetivo do encontro foi entregar ao presidente, Cláudio Terrão, um documento no qual solicitam a revisão da súmula 109, do TCE, à Lei Complementar nº 161/2008, para que as prefeituras possam realizar transações financeiras por meio das Cooperativas de Crédito. Atualmente, a Súmula 109 proíbe esta prática. O deputado Arantes, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-MG), justificou o pedido: “Todo mundo sabe que o Sistema de Cooperativas oferecem benefícios e melhores taxas que os bancos tradicionais. Assim, quem vai ganhar com isto é o município e toda a população”, explicou.

O prefeito de São Tiago, Denílson Reis, que representou os municípios da Anver, falou em nome dos gestores da região: “Além de melhores taxas, as cooperativas estão presentes em quase todos os municípios, ao contrário dos bancos tradicionais. Muitos deles, inclusive, depois de terem sido assaltados fecharam suas agências. Isso está sendo um grande problema para os municípios pequenos. Ter outra opção bancária é vital para a administração municipal”, afirmou. O presidente do Tribunal de Contas recebeu o requerimento e ficou de levar o assunto para análise dos conselheiros e disse que em breve dará uma resposta. O deputado Arantes agradeceu a audiência: “O presidente Cláudio Terrão se mostrou, mais uma vez, sensível aos problemas enfrentados pelos prefeitos e vai analisar  nosso pedido. Tenho certeza de que encontraremos uma solução”, concluiu. (Texto: JC Junot - Foto: Wander Aguiar)

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.