Autor: Carlos Alberto - Data: 22/11/2018 11:44

Escola do Legislativo de Guaxupé promove o evento "Encontros com a Política"

O professor Bossi ministra a palestra "Poder Legislativo e Cidadania", quando prioriza o desinteresse da maioria da população pelos assuntos da política
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Escola do Legislativo de Guaxupé promove o evento

Acontece desde o início desta manhã de quinta-feira, 22 de novembro, na Câmara de Guaxupé, o evento “Encontros com a Política”, que é promovido pela Escola do Legislativo, numa parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Composta por palestras, a iniciativa conta, por enquanto, com as participações de três vereadores, além de funcionários do parlamento municipal. Entre os temas, a primeira aula vai ao encontro de explicações detalhadas sobre o funcionamento dos órgãos parlamentares. Além disto, sobre a necessidade de melhoria quanto à prestação de serviços, por parte do poder público e, principalmente, a fomentação de atitudes que incentivem a população a se interessar mais pelas questões político-sociais.

O encontro foi aberto pelo assessor de comunicação da Câmara, Pedro Alves, tendo contado ainda com as presenças dos vereadores guaxupeanos, Francis Osmar da Silva e Francisco Timóteo de Rezende (Chico), além do legislador Carlos Alberto Barbosa, de Conceição Aparecida. Com eles, servidores públicos, estagiários e o líder ambiental, Luciano Reis, ocupam os espaços do plenário, onde acontecerão as palestras no dia de hoje. À frente da Escola do Legislativo, em Guaxupé, Pedro destacou a importância da “Educação para a Cidadania”, tão defendida pelo atual presidente da Câmara, vereador Danilo Martins de Oliveira, o qual encontra-se em Belo Horizonte, nesta quinta-feira.

Já com relação aos trabalhos, propriamente ditos, o professor Alexandre Bossi Queiroz, da Escola do Legislativo da ALMG, ministra a palestra “Poder Legislativo e Cidadania”, quando prioriza o desinteresse da maioria da população pelos assuntos da política. “A gente vai em locais ministrar palestras onde há um número mínimo de pessoas. E isto é reflexo da falta de interesse da população para com a política. E, mais profundamente, isto deveria partir dos próprios políticos, os quais não percebem, mas manter um engajamento com o povo, instruir aos cidadãos e viabilizar o entrosamento deles para com os agentes públicos é de suma importância em todos os aspectos”, advertiu o palestrante, que destacou a ausência da maioria dos próprios vereadores guaxupeanos ao evento.

Ainda sobre “Encontros com a Política”, o segundo palestrante será o professor Ivan Capdeville Júnior, também da Assembleia, o qual ministrará sobre “Oratória e Retórica”. Com entrada franca, o seminário terá sua segunda parte iniciada às 14h, com término previsto para às 17 horas. “É muito importante participar de eventos como este, pois boa parte da população desconhece as atribuições de um vereador. E, na outra ‘ponta da corda’, até mesmo alguns políticos não sabem, totalmente, o quanto podem ajudar a população, trabalhando por políticas públicas, viabilizando melhorias coletivas e, enfim, propondo eficácia e eficiência ao trabalho em favor do povo”, comentou o vereador Francis, que é educador físico e pós-graduado em gestão pública.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.