Autor: Carlos Alberto - Data: 20/12/2018 17:24

Governo municipal aponta eficácia de obras para combater as enchentes

Volume de água registrado foi de 102mm no Aeroporto Municipal
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Governo municipal aponta eficácia de obras para combater as enchentes

A Prefeitura de Guaxupé divulgou, nesta tarde de quinta-feira, 20 de dezembro, por meio de sua comunicação social, a eficácia dos serviços de combate a enchentes realizados a partir de 2017. Executadas com o objetivo de evitar transtornos iguais à inundação de janeiro do ano passado, quando dezenas de famílias da Vila Progresso foram atingidas, as melhorias foram avaliadas na prática, nesta madrugada de quarta, 19, quando um temporal de grande monta caiu sobre a cidade.

O projeto de contenção a enchentes foi iniciado logo após a ocorrência na “Progresso”. De lá para cá, a Secretaria de Obras investiu em ações principalmente nos bairros Parque da Figueira, Taboão, Vila Conceição, Centro, entre outros, onde foram feitos novos drenos, desassoreamento de terras e outras medidas tomadas. “São vários aspectos que tornam o local passivo de alagamento, como construção de casas em áreas de várzea, que é o caso da Vila Progresso; assoreamento da calha do rio, que acaba deixando-o mais raso e fácil de ocorrer o transbordamento da água, entre outros fatores. Por isso, a importância das obras”, explicou Eliton Pereira, Secretário Municipal de Obras.

O temporal que caiu na madrugada, segundo o Secretário de Governo e Planejamento, Artur Gonçalves Filho, registrou um volume pluviométrico jamais visto em Guaxupé: “Por volta de 01h30 da madrugada fomos surpreendidos pela forte chuva. Às 5h, o pluviômetro que a Prefeitura tem no Aeroporto já ultrapassava os 100mm de água. Nossa equipe, assim como os Bombeiros Militar e Defesa Civil, ficaram a madrugada toda monitorando diversos pontos da cidade, já que havia sido registrado queda de árvores pelo vento forte e galhos. A preocupação maior que tínhamos era quanto aos pontos de alagamento, principalmente o bairro Vila Progresso”, disse.

Ainda segundo Artur, a última enchente registrada no bairro Vila Progresso foi no dia 22 de janeiro de 2017. Naquele dia foram 70mm de chuva: “Ficamos atentos às obras que fizemos para conter enchentes na cidade. Se com 70mm em 2017 as casas do Vila Progresso foram tomadas pela água, imagina se não tivéssemos realizado essas obras contra enchentes? Hoje seria, com a mais absoluta certeza, um dia de muita tristeza e prejuízos aos moradores que mais uma vez teriam suas casas tomadas pela água que transbordaria do rio Guaxupé. Mas Graças a Deus trabalhamos e podemos dizer que esse temporal que caiu na madrugada foi uma grande prova para que pudéssemos analisar a eficácia da contenção de enchentes”.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.