Autor: Carlos Alberto - Data: 31/12/2018 10:13

Prefeitura de Guaxupé fecha as contas em dia, apesar do Estado dever mais de R$ 16 milhões ao Município

O prefeito de Guaxupé, Jarbinhas
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeitura de Guaxupé fecha as contas em dia, apesar do Estado dever mais de R$ 16 milhões ao Município

A população guaxupeana acompanhou durante todo esse ano os informativos da Prefeitura em relação à falta de repasses do Governo do Estado ao Município, especialmente para a Saúde, Social e Educação. No primeiro semestre teve ainda a falta de repasses relativos ao percentual sobre o IPVA. Algumas cidades chegaram a cortar serviços públicos, outras a exonerar servidores e também aquelas que atrasaram o salário do funcionalismo, prestadores de serviços e fornecedores, tudo isso porque existiu um efeito cascata nas contas públicas dos Municípios, uma vez que deixaram de receber parcelas e valores expressivos do Governo de Minas.

Jarbinhas está em seu segundo mandato como prefeito de Guaxupé. Segundo ele, jamais a Prefeitura passou um ano igual a esse de 2018: “Economizamos cada centavo. Diariamente me reunia com a Elaine, Secretária de Finanças e víamos dia após dia o rombo da dívida do Estado com a Prefeitura aumentar. Desde 2013, quando assumi a Prefeitura, sempre levei na ponta do lápis os gastos e investimentos. Sempre tive muita responsabilidade com o dinheiro público e minha equipe absorveu isso. Juntos conseguimos neste ano em que o Estado e o Brasil viveu uma crise econômica, dar continuidade aos serviços que sempre prestamos à população, principalmente, sem deixar cair a qualidade”, disse o prefeito.

“Só eu sei as noites em claro, pedindo a Deus para que o Governo do Estado depositasse à Prefeitura os valores devidos para que eu pudesse fazer aquilo que tanto sonhei e o meu propósito de estar prefeito: transformar a vida de toda população de Guaxupé para melhor, fazendo a cidade caminhar rumo ao progresso e desenvolvimento. Lutei até o fim! Estive reunido com a AMM (Associação Mineira de Municípios), com o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, com deputados estaduais, participei de mobilizações de prefeitos, fui para as redes sociais, para o rádio, jornais e televisão. Tudo isso para buscar aquilo que é de direito constitucional da Prefeitura, que é de direito do nosso povo!”, falou Jarbinhas.

Apesar da falta de repasses, o prefeito garante que fecha 2018 com as contas em dia e sem dívidas: “Fizemos gestão, como sempre soubemos fazer. Por isso estamos conseguindo chegar ao final de 2018 com as contas em dia. Pagamos os servidores públicos que trabalhavam e aguardavam ao final do mês o seu merecido salário. Os fornecedores que sabem que vender para a Prefeitura de Guaxupé existe a garantia de pagamento. As empresas prestadoras de serviços que também receberam e ainda estão recebendo em dia”, explicou. “Agora, devemos apoiar o novo Governo do Estado que está chegando. O Governador Zema está recebendo um Estado quebrado e jogado às traças. Terá muito, mas muito trabalho para por a casa em ordem e nós prefeitos temos que estar ao seu lado, apoiando em tudo aquilo que for possível. O Estado de Minas é nosso também. Esperamos e temos a certeza de que o novo Governador não nos deixará na mão, como fez o Pimentel. Ele tem suas responsabilidades e nossa expectativa é que os repasses voltem a ser normalizados a partir do próximo mês. Isso será um alívio para todas as prefeituras mineiras”, finalizou Jarbinhas.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.