Autor: Carlos Alberto - Data: 12/02/2019 09:03

Deputado Arantes participa de reunião sobre tragédia em Brumadinho

"É assustador o que vi em Brumadinho, pessoas desesperadas com a perda de familiares e amigos, famílias que perderam suas casas, suas terras e produções rurais, isoladas em suas propriedades. Ficou claro para mim a falta de diálogo da Vale com essas pessoas", falou o deputado Arantes
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Deputado Arantes participa de reunião sobre tragédia em Brumadinho

O deputado Antonio Carlos Arantes, 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, acompanhado das deputadas Beatriz Cerqueirae Andreia de Jesus, além de integrantes da Comissão Externa das Barragens da Câmara dos Deputados, do Senado, do Ministério Público e da Defensoria Pública participou, nesta sexta-feira (8/2/19), de reunião da Câmara Municipal de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Eles ouviram moradores do município, entre os quais produtores rurais, que foram impactados por rompimento de barragem de rejeitos de minério da Mineradora Vale, no último dia 25 de janeiro.

Antonio Carlos Arantes, que representava a ALMG colocou a Assembleia de Minas a disposição da população afetada pelo desastre e enfatizou os três pedidos recebidos pelo Parlamento Mineiro para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a mineração. Ele destacou que, com os trabalhos dessa CPI, será possível fazer cobranças à empresa.

O parlamentar também ressaltou que continua a tramitar na Assembleia projetos que tem o objetivo da criação do Sistema Estadual para Prevenção e Alerta de Catástrofes e Desastres Naturais, Humanos e Mistos (Sisalerta) e estabelecem regras mais rígidas para o licenciamento de barragens de rejeitos de mineração, dentre eles o Projeto de Lei de sua autoria (PL)  3.143/2015 e o  Projeto de Lei (PL) 3.676/16, de autoria da Comissão Extraordinária das Barragens, criados justamente em virtude do rompimento, em 2015, da Barragem de Fundão, da Samarco, empresa controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, em Mariana (Região Central do Estado).

“É assustador o que vi em Brumadinho, pessoas desesperadas com a perda de familiares e amigos, famílias que perderam suas casas, suas terras e produções rurais, isoladas em suas propriedades. Ficou claro para mim a falta de diálogo da Vale com essas pessoas”, falou o deputado Arantes, que ainda fez questão de comentar sobre o trabalho de quem está lutando para salvar vidas e minimizar sofrimentos. “Temos que enaltecer o trabalho da Defesa Civil e dos Bombeiros, que estão dedicando suas vidas para tentar diminuir a dor do povo de Brumadinho”, finalizou Antonio Carlos.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.