Autor: Carlos Alberto - Data: 03/05/2019 11:02

Desenvolvimento proposto pelos planos Diretor e de Mobilidade Urbana modernizarão Guaxupé para os próximos dez anos

O consultor Henrique, da DRZ, o vice-prefeito, dr. Heber, o prefeito Jarbinhas e o engenheiro Daniel, também da empresa responsável pela elaboração das propostas, que serão votadas pela Câmara para o desenvolvimento sólido do Município
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Desenvolvimento proposto pelos planos Diretor e de Mobilidade Urbana modernizarão Guaxupé para os próximos dez anos

A Prefeitura de Guaxupé apresentou, nesta noite de segunda-feira, 29 de abril, o Plano de Mobilidade Urbana e a revisão do Diretor, elaborados pela empresa RDZ Geotecnologia e Consultoria, de Londrina, no Paraná, com o objetivo de promover a modernização sólida do Município, para pelo menos mais dez anos. O feito, que está entre as prioridades do atual governo municipal, foi muito comemorado na solenidade ocorrida no Teatro Arlete Souza Mendes, com a participação de autoridades, representantes de classes e a população. Atenta à necessidade de crescimento organizado, a atual gestão vai ao encontro da expansão consciente, com o objetivo de atender a sociedade e seus anseios, de forma geral.   

A apresentação, dirigida pelo assessor de comunicação Paulo Rogério Leite Ribeiro, foi aberta com as exposições dos consultores Daniel Souza Lima e Henrique Ferrarini, da DRZ, os quais exibiram todo o trabalho de campo, desenvolvido em quase dois anos, quando a empresa traçou um amplo diagnóstico socioterritorial do Município, identificou pontos de relevância, assim como necessidades de melhorias e propôs, ainda, programas de ampliação sustentável. “O ‘Plano’ contempla todas as classes, setores do Município, em suas áreas rural e urbana”, disse Henrique. “Nosso trabalho foi dividido em sete etapas, quando fizemos apresentações à comunidade, que nos ajudou muito, e, hoje, apresentamos o resultado final, com propostas a serem inseridas”, complementou Daniel (além dele, o secretário de Administração da Prefeitura, dr. Rafael Olinto, fez uso da palavra).

Após as exibições técnicas, a conferência daquela noite destacou uma mesa de debates, intermediada pelo secretário municipal de Governo e Planejamento, Artur Fernandes Gonçalves Filho, com as participações do reitor das escolas da FUNDEG, professor doutor Reginaldo Arthus, além do promotor de Justiça, dr. Cláudio Marins Gonçalves Rezende, o presidente do CREA/Guaxupé, dr. Marcos Venicio Vilhena, e o secretário municipal de Obras de Guaxupé, Eliton Israel Pereira. Durante cerca de uma hora, as partes debateram as leis que compõem os planos apresentados, questionaram decisões e, ao final, o consenso sobre a importância daquele momento foi unânime: “Sem dúvida, hoje é um dia histórico, assim como foram também aqueles em que população, autoridades e profissionais técnicos discutiram juntos o avanço de Guaxupé”, comentou dr. Arthus, que recepcionou audiências públicas no Unifeg, numa parceria bem sucedida com o poder público e a comunidade.

 

Um plano super participativo!

O prefeito Jarbinhas, que fez um discurso bastante coerente no evento, destacou a lisura do processo todo e enfatizou a importância de cada instituição e cidadão, na composição dos planos: “Hoje, Guaxupé dá um importante passo com o Plano de Mobilidade Urbana e a revisão do Plano Diretor. Desde a contratação da DRZ, via licitação, fizemos inúmeras audiências públicas na zona urbana e na rural. E este governo não interferiu nos trabalhos, que foram técnicos, sem política ou politicagem. Deixamos a empresa trabalhar e tenho a certeza de que o que foi feito para Guaxupé, é o melhor que poderia ocorrer, num desenvolvimento para os próximos dez anos. Agradeço a equipe técnica do nosso governo e a coordenadoria técnica, Eliton, Denise e Rafael. E, principalmente, a população, que fez sua parte, opinou, apresentou suas reivindicações, apontou aos técnicos o que seria melhor e isto é desenvolver uma cidade de forma justa para todos. Isto não se faz da noite para o dia e, digo mais, é preciso fazer com responsabilidade. Enfim, agradeço à DRZ e ao professor Reginaldo Arthus, do Unifeg, dr. Cláudio Marins, promotor de Justiça, que é curador do Patrimônio e do Meio Ambiente, ao engenheiro Marcos Vilhena, dirigente do CREA-MG em Guaxupé, também autor e grande contribuição”, disse o prefeito Jarbinhas.

 

Nas mãos da Câmara

Agora, os planos Diretor e de Mobilidade Pública serão enviados à Câmara Municipal, onde os vereadores farão suas análises e votarão as propostas, com vistas à concretização delas e suas transformações em lei. “Fico feliz com o empenho deste governo, no sentido de promover a modernização de nossa cidade. Vejo, nesta conferência, vários de meus pares de Câmara e, por isto, sei que o trabalho da Prefeitura, feito com ciência, bom senso e justiça social, será continuado no Legislativo, já que os interesses são os mesmos. Não vejo a hora do conteúdo chegar para votação, pois as benfeitorias, como o parcelamento do solo, a ciclovia, a Lei do Sistema Viário, Código de Postura, a organização de loteamentos, infraestrutura na área central e todos os pontos mais resultarão, com certeza, em progresso sólido, coletivo e eficaz à população”, reconheceu o vereador Francis Osmar da Silva, que assistiu às explanações dos técnicos da DRZ com otimismo. Além dele, outros representantes do parlamento local estiveram na sessão. - CLIQUE AQUI e assista ao pronunciamento do prefeito Jarbinhas na conferência!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.