3271
Páginas Visualizadas Hoje

Autor: Carlos Alberto - Data: 06/04/2020 11:59

Prefeito de Varginha alega foro íntimo e renuncia ao cargo

Antônio Silva estava prestes a encerrar seu 4º mandato; na semana passada, envolveu-se em polêmica após decretar o fim da Querentena para esta segunda, 6; ontem, porém, ele mesmo revogou a própria lei recém-editada
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Prefeito de Varginha alega foro íntimo e renuncia ao cargo

O prefeito de Varginha, Antônio Silva, do PTB/MG, renunciou ao cargo no início desta segunda-feira, 6 de abril. A decisão foi divulgada por meio de carta à presidente da Câmara, vereadora Zilda Maria da Silva. No 4º mandato como gestor público do Município, o político em questão alegou motivos de foro íntimo para deixar a função.
Antônio Silva, hoje com 77 anos, foi eleito com 32.155 votos, equivalentes a 43,98% dos válidos na eleição de 2017 (quando venceu Natal Carorini, do PDT). Antes, Antônio também governou Varginha entre 2012 e 2016, 1997 e 2000 e 1989 e 1992. De acordo com a Mesa Diretora do Legislativo, a posse do vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo, ocorrerá ainda hoje, em sessão solene emergencial.

O último ato
Um dos últimos (se não o) atos do prefeito Antônio Silva à frente do Executivo varginhense foi o Decreto que colocava fim à Quarentena de enfrentamento ao Novo Coronavírus (para o retorno do comércio e as escolas nesta segunda, 6). Sua atitude, no entanto, provocou as contestações da Associação Médica, além do Ministério Público e o próprio Comitê criado pela Prefeitura para combater uma possível epidemia de COVID-19 na cidade. Pressionado, o gestor revogou a própria lei neste domingo, 5, um dia antes de renunciar.

A carta
Leia, logo abaixo, a íntegra da carta escrita pelo prefeito Antônio Silva, endereçada à presidenta da Câmara de Varginha, Zilda Maria da Silva, sobre o pedido de renúncia:

Exma. Sra.
Vereadora Zilda Maria da Silva
DD. Presidente da Câmara Municipal de Varginha – MG
NESTA
Senhora Presidente,
Eu, abaixo-assinado, Antônio Silva, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado nesta cidade, na Alameda dos Sabiás, nº 157, Jardim Cidade Nova, dirijo-me respeitosamente a V. Exa. para expor e comunicar o seguinte:
Durante mais de 15 anos tive a honra de estar à frente da Prefeitura desta cidade, como Prefeito, eleito por 4 mandatos. Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto.
Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura. Relembrando as palavras do Apóstolo Paulo, posso afirmar que “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”, e encerro a minha missão com a consciência do dever cumprido.
Assim sendo, num ato de livre manifestação de vontade e para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, venho comunicar a V. Exa. minha decisão irrevogável e irretratável de RENUNCIAR, a partir desta data, ao cargo de Prefeito Municipal desta cidade de Varginha – Estado de Minas Gerais, para o qual fui eleito nas eleições do ano de 2016, para o quadriênio 2017/2020. Na oportunidade, renovo a V. Exa. e a seus ilustres pares, meus protestos de elevada consideração e respeito.
Varginha (MG), 06 de abril de 2020 - Antônio Silva

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.