Autor: Carlos Alberto - Data: 17/03/2024 10:47

Guaxupé registra mais 402 casos de dengue em apenas sete dias

Situação demonstra enorme impacto negativo não só à Saúde Pública, mas praticamente em toda a vida social do guaxupeano, que vivencia perigosa epidemia
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Guaxupé registra mais 402 casos de dengue em apenas sete dias

Guaxupé registrou, nesta sexta-feira, 15 de março, mais 402 casos positivos de dengue entre seus moradores. Desde o início do ano, conforme o setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, já são 1.968 ocorrências (apesar de que uma grande parcela da população não tem entrado nas estatísticas, haja visto a dificuldade para conseguir vagas em unidades públicas de saúde). Em meio a mais uma grave epidemia, após o enfrentamento da pandemia da Covid-19 (que continua fazendo vítimas no Município), as autoridades esforçam-se agora no combate ao Aedes aegypti, responsável por causar anomalias de graus variantes entre moderados e graves, nos organismos dos doentes (e luta, ao mesmo tempo, contra a negligência de cidadãos com comportamentos inadequados, o que contribui, negativamente, para a nova crise sanitária).

Com um visível transtorno no cotidiano da comunidade local (nos mais distintos aspectos), a Prefeitura mantém as campanhas por atitudes que evitem água parada, cuja prática é a principal fonte de proliferação do mosquito transmissor (neste sábado, inclusive, operários da Secretaria de Obras realizaram o Mutirão da Limpeza no Residencial Monte Verde e Jardim Europa I e II). Contudo, o avanço da contaminação demonstra que os apelos educativos não têm surtido os efeitos desejados, sendo que, em alguns bairros, ocorre a aplicação do fumacê costal, que mata o inseto adulto, mas não atinge larvas.

Com relação à assistência a enfermos, Guaxupé disponibiliza, gratuitamente, consultas, testes e sorologias na “Unidade Sentinela”, que fica no Jardim Aviação, além de todas as unidades permanecerem exclusivas para esse serviço, no período da manhã (o Pronto Socorro também atende 24 horas). Contudo, o aumento assustador de casos tem colapsado o sistema público, onde muitos doentes não conseguem ser consultados, o que provoca descontentamento e críticas quase diárias. Já na esfera privada, o Núcleo de Atendimento da Unimed Guaxupé e do Life Medical Hospital atuam, cada qual dentro de seus formatos, para suprirem parte da demanda a quem tenha planos de saúde ou recursos a procedimentos particulares (estuda-se, nos bastidores, a viabilidade da Prefeitura adquirir serviços do “Life”, o que amenizaria bastante os problemas de combate à dengue).

Ainda a respeito da epidemia em andamento, Guaxupé ainda não receberá, conforme apurado pelo repórter Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO, doses gratuitas de vacinas contra a doença em questão, uma vez que a produção do imunizante, distribuído pelo governo federal aos estados e, por sua vez, às regionais de Saúde, tem sido insuficiente diante das circunstâncias (de Estado de Emergência em praticamente todo o País!). No Município, contudo, informações sobre eventuais compras privadas de vacinas podem ser obtidas tanto na Unimed Guaxupé quanto no Instituto Vitalle. - AJUDE O jornal que lhe informa a todos os momentos: faça um PIX de qualquer valor para 11.086.919/0001-66. - CLIQUE AQUI e receba os conteúdos do JOGO SÉRIO em seu whatsapp. - NESSE LINK, você passa a seguir a nova fanpage/facebook "Carlão, do Jornal JOGO SÉRIO". - A QUALQUER instante, acesse www.jornaljogoserio.com.br e fique muito bem informado. 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.