Autor: Aline - Data: 18/05/2016 17:59

Cárie de mamadeira

Traga-nos sua criança para uma avaliação, teremos o cuidado e o prazer de bem servi-los com nossos conhecimentos
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Cárie de mamadeira

Muitas mães levam as crianças em meu consultório com esta condição, tardiamente. E no intuito de justificar, dizem que a criança só está com os dentes cariados porque não as obedecem. A orientação primeira a passar aos pais é que a culpa é deles, pois, não adianta só falar com a criança. A responsabilidade de orientar e fazer a higienização oral da criança é deles até que a mesma complete os doze anos de idade. A escovação dental deve ser um hábito diário, que a criança deve o mais cedo possível aprender para preservar sua saúde.

A Cárie de mamadeira, também conhecida por uma variedade de sinônimos – cárie por amamentação, síndrome da mamadeira noturna, cárie em bebês – é um tipo de destruição dental associada. Nesse tipo de manifestação, fatores primários predisponentes estão presentes num determinado período da vida da criança:

  • Permanência por tempo prolongado de líquidos fermentáveis (dieta cariogênica) na boca da criança, oferecidos várias vezes ao dia, entre as refeições principais e durante a noite (durante o sono) ou, ainda, a uma alimentação prolongada no seio materno além da idade considerada normal para o desmame (por volta do primeiro ano de vida). A associação desses fatores, somada a um declínio do fluxo salivar durante a noite (quando ocorre uma estagnação maior de carboidratos na placa, por horas seguidas), resulta num quadro de grande destruição dentária.
  • Ausência de higiene bucal adequada;
  • Presença de microrganismos cariogênicos;

 Além desses fatores primários, esse tipo de cárie tem características próprias, em que vários aspectos devem ser observados:

  • Afeta crianças muito jovens, desde o primeiro ano de vida;
  • Sua evolução é rápida;
  • Muitos dentes são envolvidos;
  • Incide inicialmente na face vestibular (na frente e próximo a gengiva) dos incisivos superiores decíduos (dentes de leite), assim como oclusal dos primeiros molares superiores e inferiores decíduos;
  • Quase sempre percebe-se o envolvimento de um componente socioeconômico.

É de suma importância o diagnóstico precoce da cárie de mamadeira, bem como a orientação aos pais e/ou responsáveis, com o intuito de conscientizá-los da problemática da exposição exagerada a dieta cariogênica (principalmente antes de dormir);

 É necessária uma reabilitação adequada visando promover à criança bem estar psicossocial, além de normalizar as funções mastigatórias, deglutitórias, fonoaudiológicas e a estética;

 

Não deixe tardar!

Traga-nos sua criança para uma avaliação, teremos o cuidado e o prazer de bem servi-los com nossos conhecimentos.

Kelsen Yedo - Odontologia  (35) 3552-6603

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.