Autor: Aline - Data: 14/06/2016 14:00

Coluna Jogo saudável: "Desgaste no quadril": saiba o que fazer!

"Tenho dor no quadril, fui ao médico e ele disse que tenho desgaste no quadril e isso não tem volta".
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Coluna Jogo saudável:

Muitos pacientes se deparam diariamente com estas informações que são oferecidas por diversos profissionais da saúde. Saiba que realmente é uma condição degenerativa irreversível, porém, não deve se tornar um grande problema em sua vida.

Assim como outras articulações que carregam o seu peso, seu quadril pode estar em risco de desenvolver artrose ou "desgaste” (osteoartrose), que é a forma mais comum desta doença. Os ossos do quadril são revestidos por um tecido muito liso e macio, a cartilagem articular. Esta está nas extremidades de seus ossos, que ajuda a sua articulação do quadril a deslizar suavemente, e pode desgastar.

O primeiro sinal pode ser um pouco de desconforto e rigidez na virilha, nádega, coxa ou quando você acordar pela manhã. As dores podem ser mais fortes quando o paciente estiver em movimento e devem melhorar quando em descanso. Se o paciente não receber tratamento para osteoartrose do quadril, a sua condição ficará pior e até em descanso não haverá alívio da dor. A articulação do quadril ficará dura e inflamada. Osteófitos podem formar-se nas arestas da articulação, popularmente chamados de "bico-de-papagaio". 

Quando descoberta de forma precoce, o tratamento fisioterapêutico apresenta grandes benefícios e os resultados são muito bons, com diminuição da dor, melhora dos movimentos e consequentemente da qualidade de vida. Se houver demora para o diagnostico, a tendência é que a doença articular se agrave e leve o paciente a ser submetido a procedimento cirúrgico para substituição da articulação por uma prótese, chamado de artroplastia. A prótese de quadril é um excelente tratamento quando já não existe mais a cartilagem na articulação. Alto índice de satisfação dos pacientes. O Fisioterapeuta se torna o principal profissional de atuação no tratamento desta doença, tanto nas fases pré operatórias quanto nas fases pós operatórias. Medicamentos como sulfatos de glicosamina e Condroitina, muito indicados pelos médicos para o tratamento destas doenças, apresentam baixíssimo nível de evidência que comprove a sua eficácia, portanto podem ser perdas financeiras quando no uso destes. Portanto, quando sentir sintomas como dos nos quadril, virilha e rigidez matinal, procure um profissional fisioterapeuta e saiba que as disfunções articulares serão bem cuidadas.

 

Prof. Ms. Luiz Henrique Gomes Santos

Doutorando em Fisioterapia - Lab. de Eletrotermofototerapia - UFSCAR
Coordenador do curso de Fisioterapia – UNIFEG

Supervisor de estágio em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do UNIFEG
Delegado do CREFITO-4 na mesorregião de Guaxupé - MG

 

Prof. Dr. Saulo Nani Leite

Doutor em Ciências pela USP/RP

Aprimoramento em Ortopedia e Traumatologia pelo HCFMRP-USP

Docente do curso de Fisioterapia do UNIFEG

Supervisor de estágio em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia do UNIFEG

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.