Autor: Waddy - Data: 05/07/2016 13:56

Tenossinovite de De Quervain

O tratamento médico consiste de analgésicos, antiinflamatórios, infiltrações, tala de posicionamento e em caso de falha no tratamento conservador (clínico + fisioterapêutico) está indicado a cirurgia, na qual é liberada a bainha dos tendões acometidos.
Facebook Twitter LinkedIn Google+ Addthis Tenossinovite de De Quervain

Essa doença de nome estranho é um tipo de tendinite que acomete dois tendões ao lado do punho referentes ao polegar da mão. Esses tendões são cobertos por uma bainha que inflama principalmente quando o paciente reliza atividades que exigem movimentos repetitivos ou mantidos do polegar. Essa doença é considerada um tipo de DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), muito comum entre as mulheres de 30 a 50 anos que principalmente trabalham como cozinheiras, costureiras, dentistas e aquelas que desempenham trabalhos manuais (artesanato, crochê, tricô, etc). Também acoemtem homens principalmente aqueles que trabalham com ferramentas como encanadores, mecânicos, eletricistas, dentistas, etc.

O paciente apresenta dor na região próxima do polegar, inchaço no punho do lado que está o polegar, enrijecimento da região e com o passar do tempo apresenta dificuldade para segurar objetos. O diagnóstico é realizado pelo médico ortopedista por meio da história clínica, teste específico para Tenossinovite de DeQuervain, Rx e Ultrassom na região do punho e polegar. O tratamento médico consiste de analgésicos, antiinflamatórios, infiltrações, tala de posicionamento e em caso de falha no tratamento conservador (clínico + fisioterapêutico) está indicado a cirurgia, na qual é liberada a bainha dos tendões acometidos.

No tratamento fisioterapêutico são realizados recursos para diminuir a dor, o inchaço e a inflamação, exercícios para melhorar a movimentação do polegar, bandagens na tentativa de diminuir a sobrecarga nos tendões e fortalecimento dos músculos do polegar. Geralmente, os casos que chegam no consultório fisioterapêutico são crônicos e por isso o tratamento requer um tempo maior para uma boa recuperação do paciente. Portanto, procure ajuda profissional rapidamente se você apresentar os sintomas dessa doença pois assim a recuperação é mais rapída e com maior chance de sucesso.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.







Quem Somos

Redação: R. Dr. Joaquim Libânio, nº 532 - Centro - Guaxupé / MG.
TELs.: (35) 3551-2904 / 8884-6778.
Email: jornaljogoserio@gmail.com / ojogoserio@yahoo.com.br.